Concepções de Currículo - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Concepções de Currículo - Exercícios com Gabarito - Pedagogia). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

302 resolveram
33% acertos
Difícil
0 gabaritaram
5 ótimo
56 bom
198 regular
43 péssimo

1Questão 57431. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

As adaptações curriculares realizam-se em três níveis sendo estes:

2Questão 57432. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:

3Questão 57433. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

Leia o texto abaixo:

“Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.

Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens _________ e _________ . Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem”
 (Mello, 2014. p.10-12).

No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas”, a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto:

4Questão 57434. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

Mello (2014, p.01), ao discutir sobre o currículo da educação básica no Brasil, ressalta que “como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos”. Nessa direção destaca “a concepção do currículo escolar que privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Essa concepção tem uma didática frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula”.

Assinale a alternativa CORRETA que identifica a concepção explicitada acima:

5Questão 57435. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.

6Questão 57436. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

Os chamados espaços educadores sustentáveis como um princípio da educação integral, quando aplicados à educação escolar, são

7Questão 57437. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

Segundo estudos de Lopes e Macedo (2011), no livro intitulado Teorias de Currículo, a noção de currículo integrado tem perpassado a história dos movimentos de currículo, obedecendo denominações diversas, tais como currículo global, interdisciplinar, currículo transversal e metodologia de projetos. Mediante essas denominações, os princípios para essa base de integração vinculam-se a três modalidades, a saber:

8Questão 57438. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

Uma teoria de currículo é definida pelos conceitos que utiliza. Assim, alguns dos conceitos enfatizados pelas teorias críticas de currículo, que organizam e estruturam a forma como vemos o currículo são

9Questão 57439. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________ propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado _____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.

As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por

10Questão 57440. Pedagogia, Concepções de Currículo, Ensino Médio

José Augusto Pacheco, na obra Escritos Curriculares (São Paulo: Cortez, 2005), ensina-nos que o currículo é uma construção marcada por processo contínuo de decisão. Nesse continuum de decisão curricular emergeriam as diferentes porém concatenadas fases de desenvolvimento do currículo. Dentre estas fases temos o chamado currículo prescrito, que é