Simulado Concepções de Currículo - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Concepções de Currículo). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 19 Resolveram
  • 26% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim13 Regular
  • barra péssimo5 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57431.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • As adaptações curriculares realizam-se em três níveis sendo estes:
  • 2 - Questão 57432.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
  • 3 - Questão 57433.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Leia o texto abaixo:

    “Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.

    Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens _________ e _________ . Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem”
     (Mello, 2014. p.10-12).

    No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas”, a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto:
  • 4 - Questão 57434.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Mello (2014, p.01), ao discutir sobre o currículo da educação básica no Brasil, ressalta que “como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos”. Nessa direção destaca “a concepção do currículo escolar que privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Essa concepção tem uma didática frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula”.

    Assinale a alternativa CORRETA que identifica a concepção explicitada acima:
  • 5 - Questão 57435.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.
  • 6 - Questão 57436.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Os chamados espaços educadores sustentáveis como um princípio da educação integral, quando aplicados à educação escolar, são
  • 7 - Questão 57437.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Segundo estudos de Lopes e Macedo (2011), no livro intitulado Teorias de Currículo, a noção de currículo integrado tem perpassado a história dos movimentos de currículo, obedecendo denominações diversas, tais como currículo global, interdisciplinar, currículo transversal e metodologia de projetos. Mediante essas denominações, os princípios para essa base de integração vinculam-se a três modalidades, a saber:
  • 8 - Questão 57438.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • Uma teoria de currículo é definida pelos conceitos que utiliza. Assim, alguns dos conceitos enfatizados pelas teorias críticas de currículo, que organizam e estruturam a forma como vemos o currículo são
  • 9 - Questão 57439.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________ propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado _____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.

    As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por
  • 10 - Questão 57440.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio
  • José Augusto Pacheco, na obra Escritos Curriculares (São Paulo: Cortez, 2005), ensina-nos que o currículo é uma construção marcada por processo contínuo de decisão. Nesse continuum de decisão curricular emergeriam as diferentes porém concatenadas fases de desenvolvimento do currículo. Dentre estas fases temos o chamado currículo prescrito, que é

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!