Simulado: Concepções de Currículo - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Concepções de Currículo - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

90 resolveram
63% acertos
Médio
1 gabaritaram
22 ótimo
52 bom
16 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57441. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

O  Currículo  em  Movimento,  elaborado  pela  Secretaria  de  Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que  apresenta  os  temas  que  devem  permear  as  atividades  docentes,  pois  apontam  os  eixos  norteadores  de  todos  os  conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A  respeito desse assunto, julgue o item que segue.

No  documento  em  análise,  a  escola  deve  ser  compreendida como o espaço físico no qual se realizam  as atividades educativas.

2Questão 57442. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo representa a conexão entre sistema educativo e sociedade na medida em que se atualiza em função das demandas sociais.

3Questão 57443. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa determinar um planejamento curricular que corresponda a um processo de organização dos conteúdos segundo os princípios da administração científica e que tenha como referência o controle de resultados, a explicitação de objetivos e a verificação do alcance destes por meio de avaliação.

4Questão 57444. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.

No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade, contextualização e técnica curricular

5Questão 57445. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede.

6Questão 57446. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa garantir não apenas o acesso de todos à educação básica, mas, sobretudo, a permanência de crianças e jovens na escola e o ensino de qualidade, voltado para os sujeitos sociais e em conformidade com os preceitos constitucionais.

7Questão 57447. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

Alfredo Veiga Neto. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002. p. 7 (com adaptações).

Considerando a concepção de currículo apresentada, julgue o item subsecutivo.

O currículo formal compreende o conjunto de comportamentos, atitudes e valores transmitidos no cotidiano escolar que não estão expressos nos documentos formais.

8Questão 57448. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.

9Questão 57449. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica.

10Questão 57450. Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE, Ensino Médio

O currículo da universidade medieval era composto de um ciclo básico, que envolvia o ensino das sete artes liberais divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).