Simulado Concepções de Currículo - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Concepções de Currículo). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 6 Resolveram
  • 68% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 2 Ótimo
  • barra qtd_bom 4 Bom
  • barra ruim0 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57441.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O  Currículo  em  Movimento,  elaborado  pela  Secretaria  de  Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que  apresenta  os  temas  que  devem  permear  as  atividades  docentes,  pois  apontam  os  eixos  norteadores  de  todos  os  conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A  respeito desse assunto, julgue o item que segue.

    No  documento  em  análise,  a  escola  deve  ser  compreendida como o espaço físico no qual se realizam  as atividades educativas.
  • 2 - Questão 57442.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

    O currículo representa a conexão entre sistema educativo e sociedade na medida em que se atualiza em função das demandas sociais.
  • 3 - Questão 57443.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O Currículo em Movimento da Educação Básica visa determinar um planejamento curricular que corresponda a um processo de organização dos conteúdos segundo os princípios da administração científica e que tenha como referência o controle de resultados, a explicitação de objetivos e a verificação do alcance destes por meio de avaliação.
  • 4 - Questão 57444.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.

    No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade, contextualização e técnica curricular
  • 5 - Questão 57445.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O Currículo em Movimento da Educação Básica visa propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede.
  • 6 - Questão 57446.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O Currículo em Movimento da Educação Básica visa garantir não apenas o acesso de todos à educação básica, mas, sobretudo, a permanência de crianças e jovens na escola e o ensino de qualidade, voltado para os sujeitos sociais e em conformidade com os preceitos constitucionais.
  • 7 - Questão 57447.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

    Alfredo Veiga Neto. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002. p. 7 (com adaptações).

    Considerando a concepção de currículo apresentada, julgue o item subsecutivo.

    O currículo formal compreende o conjunto de comportamentos, atitudes e valores transmitidos no cotidiano escolar que não estão expressos nos documentos formais.
  • 8 - Questão 57448.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

    A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.
  • 9 - Questão 57449.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

    Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica.
  • 10 - Questão 57450.   Pedagogia - Concepções de Currículo - Nível Médio - CESPE
  • O currículo da universidade medieval era composto de um ciclo básico, que envolvia o ensino das sete artes liberais divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!