Simulado: Transversalidade e a Transdisciplinaridade - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Transversalidade e a Transdisciplinaridade - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

42 resolveram
70% acertos
Médio
3 gabaritaram
14 ótimo
25 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57451. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

No ensino de filosofia, as abordagens pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar são equivalentes e tratam do mesmo processo de integração disciplinar.

2Questão 57452. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

Em resposta às reivindicações de uma educação mais sintonizada com as grandes questões de ordem social, política e econômica, que não poderiam ser abordadas por uma única disciplina ou área do saber, surgiu na década de 60 do século passado a interdisciplinaridade.

3Questão 57453. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.

4Questão 57454. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.

5Questão 57455. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.

6Questão 57456. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.

7Questão 57457. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue o item seguinte.

A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão do atendimento, por este, das necessidades de todas as disciplinas de forma individual.

8Questão 57458. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.

As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.

9Questão 57459. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar. 

10Questão 57460. Pedagogia, Transversalidade e a Transdisciplinaridade, CESPE, Ensino Médio

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.