← Mais simulados

Simulado: Transversalidade e a Transdisciplinaridade - Exercícios com Gabarito

Simulados, Provas e Questões - Transversalidade e a Transdisciplinaridade - Exercícios com Gabarito. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

53 resolveram
68% acertos
Médio
3 gabaritaram
17 ótimo
30 bom
6 regular
0 péssimo

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

No ensino de filosofia, as abordagens pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar são equivalentes e tratam do mesmo processo de integração disciplinar.
Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

Em resposta às reivindicações de uma educação mais sintonizada com as grandes questões de ordem social, política e econômica, que não poderiam ser abordadas por uma única disciplina ou área do saber, surgiu na década de 60 do século passado a interdisciplinaridade.
Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue o item seguinte.

A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão do atendimento, por este, das necessidades de todas as disciplinas de forma individual.
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.

As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.
Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar. 
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!