Simulado Exercícios Transversalidade e a Transdisciplinaridade com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 13 Resolveram
  • 34% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 4 Bom
  • barra ruim7 Regular
  • barra péssimo2 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57461.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • Com relação ao conceito de Currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

    ( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
    ( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.
    ( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação.

    As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  • 2 - Questão 57462.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • A abordagem curricular que se refere ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela e onde o conhecimento se situa na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo, buscando a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte e adotando atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte é denominada como:
  • 3 - Questão 57463.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • Com relação ao planejamento de ensino é importante considerar:

    I. Planejamento serve apenas para a burocracia, retirando do professor sua criatividade e liberdade de ação em sala de aula.
    II. A gestão do tempo é um processo fundamental no que se refere à possibilidade de atender ou não à diversidade de alunos em uma classe, e em geral a tudo aquilo que incide na incorporação de práticas inovadoras.
    III. A promoção da interdisciplinaridade é um dos princípios articuladores/norteadores do currículo tradicional de ensino.
    IV.O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado a atividade escolar e a problemática do contexto social.

    Estão corretos:
  • 4 - Questão 57464.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • O corpo docente de uma escola de ensino médio se reuniu com a equipe técnico-pedagógica da escola para elaborar um planejamento interdisciplinar para o próximo ano letivo.

    O grupo estudou e debateu sobre a melhor maneira de estruturar o currículo com foco na interdisciplinaridade, chegando à conclusão de que seria necessário
  • 5 - Questão 57465.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • A interdisciplinaridade no campo epistêmico científico, trabalhada nas áreas de formação humana, constitui-se um termo de ação e reflexão, que nos ajuda a compreender as múltiplas relações que podem ocorrer entre o indivíduo e a sociedade e entre os próprios indivíduos. Buscando essa relação como princípios formativos, a Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012, define nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu Capítulo II –Art. 6º- Princípios Norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    I - A relação e a articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante.
    II - O respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional.
    III - O trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura, como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.
    IV - A indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.
    V - A contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.

    Considerando os princípios elencados, assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s):
  • 6 - Questão 57466.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • O professor Paulo trabalhou a temática dança nas turmas de 9o ano do ensino fundamental e perguntou aos estudantes o que eles sabiam sobre o assunto, sobre a história e o que assistiam na mídia. Nas aulas seguintes, foram apresentadas diversas reportagens, textos e vídeos relacionados às questões de moda, política, gênero e padrão corporal. Foi realizada uma parceria com professores das disciplinas História e Sociologia para aprofundar as questões. No decorrer do trimestre, foram feitas muitas discussões, gerando belos trabalhos sobre os assuntos refletidos nas aulas.

    Assinale a alternativa que, com base nos estudos culturais, corresponde ao princípio no qual o trabalho foi realizado.
  • 7 - Questão 57467.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • O professor José está trabalhando o tema saúde e atividade física. Combinou com os estudantes que farão entrevistas para buscar informações sobre o assunto com os colegas de outras turmas. Para isso conversou com o professor de Língua Portuguesa, a fim de elaborar o roteiro das perguntas. A professora de Matemática ajudou com os dados e a elaboração de gráficos, e o professor de Ciências, com o funcionamento do corpo e as relações entre alimentação e gasto energético.

    Assinale a alternativa que, de acordo com Darido e Rangel, em Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica (2005), corresponde a esse tipo de trabalho.
  • 8 - Questão 57468.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • A escola de Ensino Fundamental “Mundo Novo” ao estruturar o seu projeto político-pedagógico buscou parcerias na comunidade local, visando ao estudo sobre sustentabilidade e meio ambiente. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), volume 1, o meio ambiente é considerado um tema transversal que perpassa todas as disciplinas que compõem o currículo. A transversalidade e a interdisciplinaridade, segundo Garcia (s.d.), são modos de se trabalhar o conhecimento buscando uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Elas possibilitam ao estudante ter uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispõe para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. Nessa perspectiva, Dowbor (2007) ressalta que esse tipo de abordagem permite aos alunos a compreensão da sua região, prepara-os para a cidadania e eles poderão
  • 9 - Questão 57469.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • O ensino contemporâneo esteira-se ainda na compartimentalização do conhecimento e na especialização do saber. A transversalidade do conhecimento rompe com o ideário do saber fragmentado e constrói um novo significado para temas tratados antes em espaços exclusivos de algumas áreas. Várias questões sociais, políticas e educacionais podem se constituir como temas transversais. Para a escolha de temas transversais para o trabalho em ambientes educacionais, é preciso considerar os seguintes critérios:
  • 10 - Questão 57470.   Pedagogia - Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade - Nível Médio
  • Sobre interdisciplinaridade, tomando como base os estudos de Fazenda (2011), é correto afirmar:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!