Simulado: Seleção e Organização dos Conteúdos - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

10 questões Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Seleção e Organização dos Conteúdos - Exercícios com Gabarito - Pedagogia). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

45 resolveram
47% acertos
Difícil
2 gabaritaram
6 ótimo
18 bom
16 regular
5 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57471. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

De acordo com o Art. 5º da LDB, Lei n. 9.394/1996, “O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo”. Assim,

2Questão 57472. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

Leia o texto a seguir.

O conceito de currículo, desde seu uso inicial, representa a expressão e a proposta da organização dos segmentos e fragmentos dos conteúdos que o compõem.

Sacristán, J. G. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo, 2013.

Diante do exposto, pode-se considerar que o currículo

3Questão 57473. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

De acordo com o caderno pedagógico “Planejamento na educação infantil” (SME, 2011), uma ação pedagógica é planejada com base nas metas estabelecidas para um determinado grupo de crianças. Nesse sentido, a ação do educador inclui a seleção das experiências a serem proporcionadas, que precisa considerar quatro aspectos, a saber:

4Questão 57474. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

No processo de ensino e aprendizagem, Zabala (1998) enfatiza que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Esse autor diferencia na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos. Os conteúdos que se representam como um conjunto de ações ordenadas e com um fim, incluindo regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos, verificados pela realização das ações dominadas pela exercitação múltipla e tornados conscientes pela reflexão sobre a própria atividade, são os conteúdos:

5Questão 57475. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:

I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.
II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.
III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.
IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.

Está correto o que se afirma em

6Questão 57476. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

Oliveira (in DAÓLIO, 2010) relata ser comum que estudantes usem a expressão ‘não levo jeito’ quando julgam que não irão obter sucesso na atividade pretendida pelo professor, constituindo-se muitas vezes em espectadores da Educação Física escolar. O autor sugere o princípio da alteridade como imprescindível para a busca da igualdade de acesso ao conhecimento na disciplina.

DAÓ LIO, Jocimar (Coord.). Educação Física escolar: olhares a partir da cultura. GEPEFIC-Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura. Campinas: Autores Associados, 2010.

Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito”.

7Questão 57477. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

No contexto da reforma do Ensino Médio, a partir de 2017, o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, considerados como

8Questão 57478. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,

9Questão 57479. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

O conhecimento geral da aprendizagem adquire características determinadas, segundo as diferenças tipológicas de cada um dos diversos tipos de conteúdo.

A opção que apresenta corretamente as tipologias dos conteúdos de aprendizagem que servem para identificar com mais precisão as intenções educativas é:

10Questão 57480. Pedagogia, Seleção e Organização dos Conteúdos, Ensino Médio

A maioria das instituições escolares adotam um currículo de formação disciplinar. Assinale a alternativa CORRETA sobre o que é necessário para ressignificar o currículo escolar disciplinar.