Currículo: Planejamento, Seleção e Organização dos Conteúdos

Responda as 10 questões abaixo (Currículo: Planejamento, Seleção e Organização dos Conteúdos). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa sorte!

10 questões Pedagogia, Currículo, CESPE, Médio

Estatísticas:
90 resolveram
77% média
Fácil
9 gabaritaram
52 Ótimo
35 Bom
3 Regular
0 Péssimo
A respeito dos princípios, da linguagem e dos recursos didáticos, julgue o item seguinte.

Considera-se recurso didático todo material audiovisual utilizado pelo professor no processo de ensino e aprendizagem, exceto passeios e visitas a museus e zoológicos, que são atividades pedagógicas vivenciais.
A respeito dos princípios, da linguagem e dos recursos didáticos, julgue o item seguinte.

O uso de recursos didáticos pelo professor deve estar alicerçado no domínio que esse tem do conteúdo com o qual trabalhará; do contrário, os objetivos de ensino dificilmente serão alcançados.
Com referência ao planejamento de ensino, julgue o item que se segue.

Dado o caráter processual do planejamento, as etapas do processo de ensino têm como principal característica a inflexibilidade.
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

É de exclusiva responsabilidade do condutor o bom funcionamento do grupo, que pressupõe planejamentos e ações com relação a horários, pauta de reunião, decisões, divisão de tarefas, programação dos próximos encontros e avaliação.
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

As técnicas de trabalho em grupo foram desenvolvidas para aumentar e dinamizar a produtividade dos trabalhos; por isso, elas não são absolutas, são ferramentas dinâmicas, passíveis de modificação e de adaptação.
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Caso, durante uma reunião, o grupo proponha ao técnico responsável pela condução dos trabalhos a realização de uma autoavaliação pelo grupo, ele não deverá autorizar essa atividade, visto que ela não possibilitará a reformulação de práticas realizadas pelo grupo.
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Modelos rígidos de coleta de dados devem nortear a avaliação do processo de trabalho em grupo para que não haja distorções nos dados necessários para possíveis reformulações do processo.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.
Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue o item subsecutivo.

As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos comportamentos que desenvolvem e regulam determinados grupos.
Julgue o item subsequente, relativo ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem.

Na elaboração do planejamento de ensino, o docente deve delinear os objetivos a serem alcançados por ele, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.