Simulado: Teorias Curriculares - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

10 questões Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Teorias Curriculares - Exercícios com Gabarito - Pedagogia). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

360 resolveram
51% acertos
Médio
19 gabaritaram
97 ótimo
97 bom
133 regular
33 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57501. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

O autor Tomaz Tadeu da Silva (1999), no livro Documentos de identidade, um a introdução às teorias do currículo, apresenta como forma útil distinguir as diferentes teorias do currículo, o exame dos diversos conceitos que cada uma delas emprega. O autor apresenta em um quadro o resumo das grandes categorias das teorias do currículo de acordo com os conceitos que elas enfatizam.

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos defendidos pelas Teorias Críticas:

2Questão 57502. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

Os currículos são a expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado. Santos (2008) discorre sobre três teorias que asseguram os currículos atuais. Aquela que é resultante das influências das ideias das ciências sociais, que traz à tona as discussões sobre gênero, raça, etnia, religião, entre outras questões, é a concepção:

3Questão 57503. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

De acordo com os PCN, é objeto de estudo da biologia o fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um conjunto de processos, organizados e integrados, de diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo, propiciadoras de transformações no ambiente.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências e habilidades para o ensino de biologia.

4Questão 57504. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

Há diferentes tipos de manifestações acerca do currículo escolar. Analise as alternativas abaixo e indique a que apresenta conceito adequado ao tipo de currículo.

5Questão 57505. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

O currículo é uma questão importante para se compreender a escola. Dessa forma, passou a ser visto como um campo profissional de estudos e de pesquisas, o que tem levado à definição de várias teorias curriculares como marcas orientadoras das concepções sobre a educação, o ensino, a sociedade e sua relação com a escola.

No quadro a seguir, há a caracterização de uma das teorias curriculares.

Enfatiza a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade, a significação dos discursos, a relação entre saber e poder, as representações, a cultura, o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade e o multiculturalismo na escola.

A Teoria do Currículo caracterizada denomina-se

6Questão 57506. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

7Questão 57507. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

8Questão 57508. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

Sobre a concepção de currículo de acordo com a perspectiva crítico-emancipatória, assinale a alternativa correta.

9Questão 57509. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

Os estudos sobre currículo discutem que o currículo escolar traduz e revela diferentes concepções de conhecimento de papéis que a escola pode exercer na vida dos estudantes. Há teorias que julgam que as questões curriculares são meramente técnicas. Há teorias que apontam o quanto as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas daquilo que será ensinado nas escolas influenciam uma determinada visão de mundo. As duas perspectivas teóricas podem ser, respectivamente, definidas como

10Questão 57510. Pedagogia, Teorias Curriculares, Ensino Médio

O currículo escolar se configura como a base do planejamento educativo e sua construção é permeada por concepções de homem e de sociedade. Considerando as teorias que permeiam as ideias sobre currículo, a perspectiva pós-crítica propõe: