A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

Responda as 10 questões abaixo (A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Médio

179 resolveram
53% média
Regular
1 gabaritaram
27 Ótimo
89 Bom
49 Regular
14 Péssimo
O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.
( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.
( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.
( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  
Na Educação Infantil, o termo ROTINA se distancia da seguinte concepção:
A qualidade do atendimento na Educação Infantil implica:

I – Relação colaborativa da instituição com as famílias das crianças.
II – Formação contínua das professoras e professores e também de todos os profissionais envolvidos nesse atendimento.
III – Dissociabilidade das ações de educação e cuidado.

Em relação a essas assertivas é possível destacar que:
Ao criar seu método, Maria Montessori preocupou-se com a educação da vontade e a alfabetização e por isso seu método é caracterizado como
Conforme D. Winnicott, um brincar infantil que seja uma atividade integradora do self infantil preconiza a presença de(o)
Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado. Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que:
A Educação Infantil possui características muito singulares no que se refere à organização dos espaços. Sobre o tema, assinale a alternativa que melhor descreve o local propício ao aprendizado, segundo os conceitos atuais da fase do desenvolvimento infantil.
A organização funcional da sala de aula é cenário de uma revolução na funcionalidade do lugar e do planejamento da Educação Infantil. O termo ”espaço” faz referência ao espaço físico, mas ao substituir esse termo por ambiente, passa-se a tratar do espaço físico e também do conjunto de relações que se estabelecem. Os elementos do espaço representam componentes curriculares, e um dos critérios a serem considerados é a decoração.

Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
O espaço na instituição de educação infantil deve:

I. ser versátil e permeável à sua ação.
lI. sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores.
III. possuir ambientes para jogos, artes, faz-de-conta, leitura, dentre outros.

Está correto o que se afirma em:
Considerando que o ambiente das instituições de educação infantil deve favorecer o desenvolvimento da criança, é correto afirmar que o ambiente estruturado para a criança deveria promover:

1. a identidade pessoal.
2. evitar o contato social, mantendo-se a privacidade.
3. desenvolvimento de competências.
4. oportunidades para o crescimento.
5. transmitir sensações de confiança e segurança.

Estão corretos apenas: