Alfabetização e Letramento - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

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10 questões Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Médio

413 resolveram
59% média
Regular
16 gabaritaram
117 Ótimo
179 Bom
106 Regular
11 Péssimo
Em relação à leitura pelo professor e ao reconto pelas crianças de histórias infantis na pré-escola, pode-se afirmar que:
No que diz respeito à literatura infantil, coloque V para o que é verdadeiro e F para o que é falso.

( ) O trabalho com literatura no dia a dia das crianças é importante para que elas participem do mundo letrado e da linguagem escrita.
( ) Ao conhecer muitas histórias, a criança não vai compreendendo as características dos diversos tipos de narrativas.
( ) Na Educação Infantil, é essencial que o trabalho a ser feito com textos literários seja realizado só de forma espontânea.
( ) Histórias com repetição favorecem a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.
( ) As situações de leitura participativa convidam a criança a assumir o papel de leitora, desafiando-a para novos aprendizados.

Assinale a alternativa, observando a ordem das respostas dadas acima.
A que tipo de história infantil se refere a descrição a seguir?

Apresenta um evento desencadeador da narrativa, que a partir daí é contada de maneira repetitiva, ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens: surge um personagem, que não consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue, e assim sucessivamente. Esse tipo de estrutura facilita a antecipação dos acontecimentos por parte das crianças, tornando mais fácil a leitura da história.

(TRILHAS. Caderno de orientações. São Paulo: Ministério da Educação, 2011. p.2.)
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