Simulado: Concepções de Educação Infantil - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Concepções de Educação Infantil - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

426 resolveram
38% acertos
Difícil
2 gabaritaram
12 ótimo
157 bom
198 regular
59 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57541. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

Pensar a educação de crianças pequenas exige compreender que:

2Questão 57542. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

De acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância:

3Questão 57543. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

Sobre as finalidades e objetivos da Educação Infantil, é correto afirmar.

4Questão 57544. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que

5Questão 57545. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao

6Questão 57546. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade propostos para a educação infantil.

Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é que

7Questão 57547. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

O documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:

8Questão 57548. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

A definição dos objetivos em termos de capacidades — e não de comportamentos — visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas.

A capacidade de desenvolvimento das crianças, associada à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças, é a:

9Questão 57549. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de

10Questão 57550. Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Ensino Médio

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista