Simulado: O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

10 questões Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

26 resolveram
48% acertos
Difícil
0 gabaritaram
3 ótimo
12 bom
9 regular
2 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57571. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

I- A ciência, como constructo intelectual, promove o desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da matemática.
II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais sistematizado com a realidade.
III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo alunos, professor e outros possíveis sujeitos.
IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).

2Questão 57572. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Analise as assertivas acerca do desenvolvimento da noção de espaço pela criança e marque a alternativa correta.

I- O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente.
II- Ao desenvolver a noção espacial, a criança cria a ideia de sua dimensão corporal.
III- Até 2 anos de idade, a noção de espaço se refere às possibilidades de deslocamento.
IV- De 2 a 6 anos de idade, a criança entende o espaço concreto dos lugares que frequenta.
V- Os passeios estimulam na criança o desenvolvimento do conceito de espaço.

3Questão 57573. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

No que se refere ao desenvolvimento de noções pela criança, assinale a alternativa com a palavra que completa adequadamente a lacuna do trecho seguinte:

“A compreensão da noção de _______ é essencial para a compreensão da História que supõe essa noção, sob o duplo aspecto da avaliação da duração e da seriação dos acontecimentos. Essa noção ajuda as crianças na compreensão do passado, no entanto, inicialmente, as crianças veem o passado com os olhos do presente.”

4Questão 57574. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Identifique o que é correto afirmar sobre o cotidiano na construção do conhecimento histórico.

5Questão 57575. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Observe as assertivas sobre o cotidiano na construção do conhecimento geográfico e a relação entre ambas.

I- A Geografia aborda a organização espacial como objeto de estudo sem se preocupar com o espaço no qual os sujeitos interagem.

Por conseguinte,

II- as interações dos alunos com o seu ambiente, assim como suas experiências vividas, devem ser levadas em consideração, a fim de analisar na sala de aula as práticas efetivas do cotidiano dos homens.

6Questão 57576. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos matemáticos pela criança e observe a relação entre elas.

I- Na Educação Infantil, o ensino da matemática deve abordar o desenvolvimento do conhecimento numérico, do saber contar e registrar, das noções de espaço, tempo, medida, forma e quantidade, da resolução de problemas em situações do dia a dia da criança.

PORTANTO

II- Esses conhecimentos devem ser selecionados pelo professor levando em conta os conhecimentos que as crianças possuem com vistas a ampliá-los cada vez mais por meio de jogos,  brincadeiras, músicas e desenhos.

7Questão 57577. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

No documento “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a linguagem verbal é considerada como um bem cultural. Assim, o ideal é que, vivendo a linguagem oral no dia a dia, a criança vá aprendendo a:

8Questão 57578. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Há crianças que ingressam nas unidades de educação infantil recitando sequências numéricas. A contagem de objetos, porém, envolve colocar em ação, gradativamente, um procedimento termo a termo entre os nomes dos numerais e os objetos a serem contados. Para explorar o sistema numérico oral com as crianças e evitar a mecanização, é necessário que elas:

9Questão 57579. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

Sobre as noções matemáticas que são desenvolvidas na Educação Infantil, marque aquela que NÃO corresponde ao campo em destaque.

10Questão 57580. Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Ensino Médio

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem promover diversas aprendizagens e possibilidades de desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a que está INCORRETA em relação às práticas pedagógicas que devem ocorrer na Educação Infantil.