Simulado O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 2 Resolveram
  • 60% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim1 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57571.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

    I- A ciência, como constructo intelectual, promove o desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da matemática.
    II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais sistematizado com a realidade.
    III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo alunos, professor e outros possíveis sujeitos.
    IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).
  • 2 - Questão 57572.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • Analise as assertivas acerca do desenvolvimento da noção de espaço pela criança e marque a alternativa correta.

    I- O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente.
    II- Ao desenvolver a noção espacial, a criança cria a ideia de sua dimensão corporal.
    III- Até 2 anos de idade, a noção de espaço se refere às possibilidades de deslocamento.
    IV- De 2 a 6 anos de idade, a criança entende o espaço concreto dos lugares que frequenta.
    V- Os passeios estimulam na criança o desenvolvimento do conceito de espaço.
  • 3 - Questão 57573.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • No que se refere ao desenvolvimento de noções pela criança, assinale a alternativa com a palavra que completa adequadamente a lacuna do trecho seguinte:

    “A compreensão da noção de _______ é essencial para a compreensão da História que supõe essa noção, sob o duplo aspecto da avaliação da duração e da seriação dos acontecimentos. Essa noção ajuda as crianças na compreensão do passado, no entanto, inicialmente, as crianças veem o passado com os olhos do presente.”
  • 4 - Questão 57574.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • Identifique o que é correto afirmar sobre o cotidiano na construção do conhecimento histórico.
  • 5 - Questão 57575.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • Observe as assertivas sobre o cotidiano na construção do conhecimento geográfico e a relação entre ambas.

    I- A Geografia aborda a organização espacial como objeto de estudo sem se preocupar com o espaço no qual os sujeitos interagem.

    Por conseguinte,

    II- as interações dos alunos com o seu ambiente, assim como suas experiências vividas, devem ser levadas em consideração, a fim de analisar na sala de aula as práticas efetivas do cotidiano dos homens.
  • 6 - Questão 57576.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos matemáticos pela criança e observe a relação entre elas.

    I- Na Educação Infantil, o ensino da matemática deve abordar o desenvolvimento do conhecimento numérico, do saber contar e registrar, das noções de espaço, tempo, medida, forma e quantidade, da resolução de problemas em situações do dia a dia da criança.

    PORTANTO

    II- Esses conhecimentos devem ser selecionados pelo professor levando em conta os conhecimentos que as crianças possuem com vistas a ampliá-los cada vez mais por meio de jogos,  brincadeiras, músicas e desenhos.
  • 7 - Questão 57577.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • No documento “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a linguagem verbal é considerada como um bem cultural. Assim, o ideal é que, vivendo a linguagem oral no dia a dia, a criança vá aprendendo a:
  • 8 - Questão 57578.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • Há crianças que ingressam nas unidades de educação infantil recitando sequências numéricas. A contagem de objetos, porém, envolve colocar em ação, gradativamente, um procedimento termo a termo entre os nomes dos numerais e os objetos a serem contados. Para explorar o sistema numérico oral com as crianças e evitar a mecanização, é necessário que elas:
  • 10 - Questão 57580.   Pedagogia - O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Nível Médio
  • As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem promover diversas aprendizagens e possibilidades de desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a que está INCORRETA em relação às práticas pedagógicas que devem ocorrer na Educação Infantil.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!