Simulado: Referencial Curricular para a Educação Infantil - Exercícios com Gabarito

10 questões | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio | Comentar (0)

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Referencial Curricular para a Educação Infantil - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

389 resolveram
49% acertos
Difícil
7 gabaritaram
54 ótimo
170 bom
138 regular
27 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 57601 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:

I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas.
II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano.
III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.

2 Questão 57602 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, o(a)

3 Questão 57603 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

É o pressuposto que deve orientar o trabalho com a linguagem oral.

4 Questão 57604 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

Assinale a alternativa com a palavra que completa corretamente a lacuna do trecho seguinte:

"O ____________ da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.”

5 Questão 57605 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, o fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil, somente, têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.  

6 Questão 57606 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

De acordo com os padrões da Educação Infantil, os professores e os demais profissionais que atuam em instituições Infantis devem valorizar,

7 Questão 57607 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), as instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criarem procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. 
Analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem... 

I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. 
II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.). 
III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecerem o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. 
IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil. 
V. registrar os processos de avaliação realizados pelo professor, privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

8 Questão 57608 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ao abordar a questão dos componentes curriculares, destaca que os objetivos do ensino, além de explicitarem as intenções educativas, também estabelecem as capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequência das ações educativas. Essas capacidades podem ser, entre outras, as de

9 Questão 57609 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

Partindo do pressuposto de que não há aprendizagem sem conteúdos, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil aponta a necessidade de se trabalhar com os conteúdos

10 Questão 57610 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Ensino Médio

Em seu artigo 31, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), determina que a educação infantil será organizada de acordo com a seguinte regra comum:

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!