Simulado: Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio

10 questões Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

13 resolveram
69% acertos
Médio
1 gabaritaram
4 ótimo
9 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57611. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo  do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que  expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades  e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de  estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de  Estado  que  favorece  o  planejamento  de  ações  diante  das  demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue  o item.

O  PDE  visa  a  aumentar  a  matrícula  da  educação  profissional por meio da educação profissional integrada  ao ensino médio.

2Questão 57612. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue o seguinte item.

As matrizes curriculares dos cursos de educação profissional, independentemente do seu eixo tecnológico, devem pautar-se pela formação integral dos estudantes, de forma a prover-lhes condições de apropriação dos fundamentos sociais, científicos e tecnológicos necessários ao exercício profissional.

3Questão 57613. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue o seguinte item.

Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.

4Questão 57614. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

5Questão 57615. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

6Questão 57616. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

7Questão 57617. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM).

A oferta de curso de EPTNM por instituição de ensino depende de prévia autorização do órgão competente do respectivo sistema de ensino.

8Questão 57618. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM).

A EPTNM é desenvolvida na forma integrada, concomitante ao ensino médio, e na forma subsequente, destinada a alunos que já tenham concluído algum curso de nível superior.

9Questão 57619. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

Dados os princípios norteadores da educação profissional técnica de nível médio, o projeto político-pedagógico estruturado deve-se estruturar a partir dos conhecimentos técnicos necessários à formação profissional.

10Questão 57620. Pedagogia, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio, CESPE, Ensino Médio

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

Conforme as Diretrizes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os currículos devem proporcionar aos estudantes diálogo com diversos campos do trabalho, como referências fundamentais de sua formação.