Simulado Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Exercícios

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

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  • 1 - Questão 57621.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Na própria Resolução Nº 06/2012, a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dentre os critérios para o planejamento e a organização dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, estabelecido no Art. 18, qual dos itens abaixo está INCORRETO?
  • 2 - Questão 57622.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Alguns especialistas afirmam que, no tocante da política educacional brasileira, a educação profissional, também, nunca perdeu duas de suas marcas originais: a característica economicista, que a vincula muito fortemente à dinâmica do mercado de trabalho e a aponta como meio de preparar as pessoas para esse mercado, e a característica da dualidade, que a situa como a educação destinada à classe trabalhadora e aos filhos da classe trabalhadora. Tudo isso leva a sociedade acreditar que todo esse ideário se modifica ao longo da história da educação profissional e é como esses aspectos vão se transformando à luz do modelo de acumulação do capital e as formas como eles se configuram nos países capitalistas dependentes, como é o caso do Brasil. Portanto, dentre os princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, observa-se que alguns princípios norteiam a estruturação dos cursos técnicos de nível médio, que são orientadas pela concepção de eixo tecnológico, e isso implica considerar que:

    I. a matriz tecnológica, contemplando a observação direta extensiva, métodos indutivos, hipotético-dedutivo e dialético relativos aos cursos.
    II. o núcleo politécnico comum correspondente a cada eixo tecnológico em que se situa o curso, que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização do mesmo no sistema de produção social.
    III. os conhecimentos e as habilidades nas áreas estruturalista, monográfica, funcionalista, experimentação e o programa ciências sem fronteiras, os quais estão vinculados à Educação profissional técnica de nível médio.
    IV. a pertinência, a coerência, a coesão e a consistência de conteúdos, articulados do ponto de vista do trabalho assumido como princípio educativo, contemplando as necessárias bases conceituais e metodológicas.
    V. a atualização permanente dos programas de formação de professores, estruturados na pedagogia libertadora, com base no materialismo histórico e dialético, pedagogia tecnicista e outras formas dialéticas.

    Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
  • 3 - Questão 57623.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • De acordo com a Lei 5154/2004, a educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos na LDB, deve ser desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, observando os(as):
  • 4 - Questão 57624.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • De acordo com a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu Art. 7º, estabelece que a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. Nesse sentido, associe os itens com as descrições abaixo, de acordo com as formas estabelecidas no artigo:

    I – Articulada/Integrada
    II – Articulada/Concomitante
    III – Articulada/Concomitante na forma integrada
    IV – Subsequente

    ( ) Desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
    ( ) Uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado.
    ( ) Ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
    ( ) Ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:
  • 5 - Questão 57625.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Prevista na Resolução 06, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a prática profissional supervisionada, caracterizada como prática profissional em situação real de trabalho, configurase como atividade de estágio profissional supervisionado, assumido como ato educativo da instituição educacional. O estágio profissional supervisionado, quando necessário em função da natureza do itinerário formativo, ou exigido pela natureza da ocupação, pode ser realizado em empresas e outras organizações públicas e privadas, à luz da Lei no 11.788/2008 e conforme Diretrizes específicas editadas pelo Conselho Nacional de Educação. O plano de realização do estágio profissional supervisionado deve ser explicitado na/no:
  • 6 - Questão 57626.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Segundo a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu art. 14, prevê que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

    I – Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.
    II – Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.
    III – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, visando exclusivamente o prosseguimento de estudos no ensino superior.
    IV – Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.
    V – Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática.

    Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
  • 7 - Questão 57627.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

    ( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.
    ( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.
    ( ) Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.
    ( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.
    ( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  • 8 - Questão 57628.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • A Resolução Nº 06, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no capítulo III, que trata da duração dos cursos, em seu art. 27, indica que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as seguintes cargas horárias totais:
  • 9 - Questão 57629.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio, os cursos técnicos podem ser ofertados na forma articulada ao ensino médio ou subsequente. Contudo, independente da forma de oferta, todos os cursos técnicos integrados, concomitantes ou subsequentes, obrigatoriamente precisam observar algumas premissas, tais como:
  • 10 - Questão 57630.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Segundo os resultados observados por Dore (2014), em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais do estudante e institucionais da escola. A exemplo do exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que se refere aos fatores individuais.

    I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho;
    II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras;
    III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico;
    IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional;
    V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.

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