Simulado A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Exercícios

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 24 Resolveram
  • 45% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 4 Ótimo
  • barra qtd_bom 9 Bom
  • barra ruim8 Regular
  • barra péssimo3 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57641.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • O "projeto de trabalho" está vinculado à linha da pedagogia ativa, como uma das várias formas da Pedagogia de Projetos. Para Hernández (1998), os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Para este mesmo autor, os projetos de trabalho se caracterizam como um planejamento de ensino e aprendizagem aonde o estudante se planeja para solucionar problemas reais e pode, a partir disso articular "ideias-chave e metodologias de diferentes disciplinas" (p. 88-89). Dessa forma o estudante se motiva na escolha do tema e na seleção dos meios de encontrar dados, analisá-los e construir informações. Tomando por base esta abordagem, identifique qual a afirmação incorreta dentre as descritas abaixo:
  • 2 - Questão 57642.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • Carla é professora dos anos finais do ensino fundamental e está desenvolvendo um projeto de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o processo educacional e favorecer o ensino e a aprendizagem.

    Assinale a opção que apresenta uma estratégia de articulação entre as TICs e a Educação.
  • 3 - Questão 57643.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • Os professores dos quintos anos do ensino fundamental de uma escola pública resolveram trabalhar com a Pedagogia de Projetos. Para isso, começaram a estudar as pesquisas de Daniela Pereira de Moura (2011) sobre o tema. A partir desses estudos, concluíram acertadamente que a Pedagogia de Projetos se caracteriza como
  • 4 - Questão 57644.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • Leia o fragmento a seguir.

    Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.

    As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.
  • 5 - Questão 57645.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.
  • 6 - Questão 57646.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • O trabalho por projetos contribui de forma significativa para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente (Moura, 2010). Segundo a autora, a pedagogia de projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada
  • 7 - Questão 57647.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • Os professores de uma escola municipal buscaram informações e estudaram obras sobre Pedagogia de Projetos, com o objetivo de introduzir mudanças no Projeto Político Pedagógico da escola. Pretendiam alterar suas práticas de forma a tornar o ensino significativo e fornecer subsídios para o desenvolvimento cognitivo e também social do educando. Após estudarem o texto de Moura (2010), compreenderam, corretamente, que a Pedagogia de Projetos
  • 8 - Questão 57648.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • A metodologia que se utiliza de projetos para unir a teoria e a prática, também denominada como pedagogia de projetos, tem ganhado grandes adeptos nas instituições educacionais brasileiras. Uma diversidade de projetos pode circular no ambiente educativo, mas é preciso situar a prática pedagógica dentro de uma dinâmica de ensino que prime pela aprendizagem dos conteúdos da ciência e da cultura. Analise as afirmativas e preencha os parênteses com (V) verdadeiro ou (F) falso.

    ( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende ao pesquisar, ao produzir, ao indagar, permitindo reconstruir e criar novos elementos do conhecimento.
    ( ) Na pedagogia de projetos o professor tem o papel de ensinar com uso da transmissão de saberes, assumindo, assim, o centro do processo formativo.
    ( ) Como mediador pedagógico, na pedagogia de projetos o professor não deve acompanhar o processo de aprendizagem do aluno para deixá-lo livre para se desenvolver como sujeito da sua própria aprendizagem.
    ( ) A pedagogia de projetos, embora desafiadora para o professor, oportuniza aos alunos uma forma de aprender articulando os vários conteúdos de distintas áreas do conhecimento.

    A seguir indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta a sequência correta de cima para baixo de itens verdadeiros e falsos
  • 9 - Questão 57649.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • O uso de projetos pedagógicos deve se guiar pela participação e pela autonomia dos atores educacionais. Libâneo, Toschi e Oliveira (2010) sugerem que decisões que se tomem a partir de um projeto pedagógico considerem alguns pontos. Analise, nas alternativas abaixo, qual a que apresenta corretamente um desses pontos:
  • 10 - Questão 57650.   Pedagogia - A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula - Nível Médio
  • Leia as afirmativas abaixo, acerca da atuação do professor de Português no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

    I. É necessário que o professor elabore seu plano de ensino de forma a pensar em estratégias e modos de interdisciplinaridade com outras unidades curriculares, mesmo com aquelas que compõem a grade técnica dos cursos.
    II. Nos projetos integradores que envolvem mais de uma unidade curricular, o professor de Português deve atuar como revisor de textos dos alunos.
    III. Em projetos de pesquisa e extensão, os editais preveem que o professor de Português deve ficar restrito a propostas de projeto nas áreas de Língua e Literatura.
    IV. É muito enriquecedor para os alunos quando o professor de Português trabalha em parceria com professores de outras áreas, por exemplo, na preparação de aulas que envolvem pesquisa de campo e posterior elaboração de relatório técnico.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!