Simulado A Iniciação Científica - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (A Iniciação Científica). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 0 Resolveram
  • 0% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim0 Ruim
  • barra péssimo0 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57651.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • Na metodologia científica, encontram-se vários métodos científicos para descreverem relações entre variáveis, predizerem acontecimentos, determinarem causas e explicarem ou compreenderem o comportamento dos fenômenos científicos. Quando um cientista ao tentar resolver um problema, apresenta algumas hipóteses visando a formulação de uma teoria provisória, passa a testar as suas hipóteses por meio de observação e experimentação para eliminar possíveis erros, qual o método científico o cientista está utilizando?
  • 2 - Questão 57652.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • Conforme aponta Santos ao tratar o tema da Universidade do século XXI, a pesquisa ação:

    I tanto quanto a ecologia de saberes são áreas de legitimação da universidade que transcendem a extensão.
    II consiste na definição e execução participativa de projetos de pesquisa, envolvendo as comunidades e organizações sociais populares com problemas cuja solução pode beneficiar os resultados da pesquisa.
    III não é de modo algum específica das ciências sociais e não tem sido, em geral, uma prioridade para a universidade.

    Está(ão) correta(s):
  • 3 - Questão 57653.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.
  • 4 - Questão 57654.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.

    Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:
  • 5 - Questão 57655.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • A formação de conceitos científicos é uma atividade essencial na prática pedagógica dos professores universitários. Em relação a essa atividade, avalie as afirmações a seguir:

    I Os conceitos científicos são representações mentais objetivas de objetos e fenômenos caracterizados pela singularidade do conhecimento científico.
    II O domínio do conceito científico é atingido quando o estudante consegue definir o conceito.
    III Na formação do conceito científico segundo a lógica, a definição desse conceito constitui numa etapa necessária.
    IV Uma finalidade da formação de conceitos científicos é desenvolver o pensamento científico nos estudantes.

    Das afirmações, estão corretas
  • 6 - Questão 57656.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

    Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

    I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.
    II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.
    III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

    Estão corretas as afirmativas:
  • 7 - Questão 57657.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • A coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

    1 - Abordagem qualitativa  
    2 - Abordagem quantitativa  

    ( ) Etnometodologia, dados qualitativos, fenomenologia, observação participante, contato intenso com os sujeitos.
    ( ) Positivista, empírica, replicação, testar teorias, experimentos.
    ( ) Comportamentalismo, observação estruturada, relações entre variáveis, grupos de controle.
    ( ) Entrevista aberta, vida cotidiana, descrição de realidades múltiplas, estudo de caso.  

    Marque a sequência correta.  
  • 8 - Questão 57658.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • Em relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assinale a alternativa correta.
  • 9 - Questão 57659.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).

    I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela espera m a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.
    II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governo s na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.
    III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.

    Estão corretas as afirmativas:
  • 10 - Questão 57660.   Pedagogia - A Iniciação Científica - Nível Médio
  • A entrevista é um procedimento usado na investigação social para a coleta de dados ou para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.

    Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos tipos de entrevistas com as suas respectivas características.

    COLUNA I

    1. Padronizada ou estruturada.
    2. Despadronizada ou não estruturada.
    3. Painel.

    COLUNA II

    (   ) As perguntas são abertas, no geral, podendo ser respondidas dentro de uma conversação informal.
    (   ) Baseia-se na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, para estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.
    (   ) Ela se realiza seguindo um formulário elaborado e é feita, de preferência, com pessoas selecionadas de acordo com um plano.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!