Simulado O Processo Ação-Reflexão no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 2 Resolveram
  • 65% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 1 Bom
  • barra ruim0 Ruim
  • barra péssimo0 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 2 - Questão 57662.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

    O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.
  • 3 - Questão 57663.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.

    A concepção de formação continuada, pautada em uma prática coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o locus de formação. 
  • 4 - Questão 57664.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

    Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.
  • 6 - Questão 57666.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

    Uma das características da pesquisa-ação é permitir que o pesquisador atue como observador participante, por meio de intervenções no campo pesquisado.
  • 7 - Questão 57667.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  •       O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

    José Armando Valente. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

    Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado, julgue o item que se segue, acerca da educação a distância.

    A abordagem broadcast é eficiente na educação a distância online devido ao fato de favorecer a interação entre professor e aluno e entre os alunos, permitindo o acompanhamento em tempo real da aprendizagem e a troca de experiências.
  • 9 - Questão 57669.   Pedagogia - Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue o próximo item, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

    O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!