Simulado: O Processo Ação-Reflexão no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

10 questões Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (O Processo Ação-Reflexão no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

48 resolveram
74% acertos
Fácil
3 gabaritaram
25 ótimo
21 bom
2 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57661. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

A avaliação da aprendizagem pode assumir diversas funções, como a diagnóstica, a formativa e a somativa, ocorrendo, preponderantemente, antes, durante e depois do processo formativo.

2Questão 57662. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.

3Questão 57663. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.

A concepção de formação continuada, pautada em uma prática coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o locus de formação. 

4Questão 57664. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.

5Questão 57665. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para obter êxito com a utilização dessa metodologia, o pesquisador deverá ser originário do grupo investigado.

6Questão 57666. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Uma das características da pesquisa-ação é permitir que o pesquisador atue como observador participante, por meio de intervenções no campo pesquisado.

7Questão 57667. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

      O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado, julgue o item que se segue, acerca da educação a distância.

A abordagem broadcast é eficiente na educação a distância online devido ao fato de favorecer a interação entre professor e aluno e entre os alunos, permitindo o acompanhamento em tempo real da aprendizagem e a troca de experiências.

8Questão 57668. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.

9Questão 57669. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue o próximo item, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.

10Questão 57670. Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

Como são instrumentos exclusivos de uma pesquisa tradicional, a observação clínica e os questionários estruturados devem ser abandonados pelo pesquisador participante.