O Processo Ação-Reflexão-Ação no Trabalho Pedagógico

Responda as 10 questões abaixo (O Processo Ação-Reflexão-Ação no Trabalho Pedagógico). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, Médio

35 resolveram
45% média
Difícil
1 gabaritaram
3 Ótimo
12 Bom
20 Regular
0 Péssimo
Na década de 90, uma nova proposta de epistemologia da docência emergiu e influenciou fortemente a Formação de Professores no Brasil. Schön, um de seus idealizadores principais, formulou conceitos em torno de quatro termos centrais sobre a perspectiva do professor reflexivo. Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro termos.
Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:
Observe o trecho extraído da obra de Ghedin e Franco (2008), a qual discorre sobre as questões de método na construção da pesquisa em educação. Em seguida, assinale a alternativa correspondente ao tipo de pesquisa do trecho em questão: “(...) A condição para essa modalidade de pesquisa é o mergulho na práxis do grupo social em estudo, do qual se extraem as perspectivas latentes, o oculto, o não familiar que sustentam as práticas, e nela as mudanças serão negociadas e geridas no coletivo” (GHEDIN e FRANCO, 2008, p. 213).
A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.

I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.
II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.
III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.
IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.

As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens
Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia.

(Queiroz; Moita, 2007) E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é
Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem, ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais, professores e técnicos, professores entre si; da grade horária, distribuição das aulas na semana, horários; da sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola Pública que aí está tem cumprido a função seletiva e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta, 1990).

Diante disso, a autora pergunta: que organização escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação das camadas populares? Para ela,
Com relação aos métodos e técnicas de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:

1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação.

Estão corretos apenas os requisitos:
A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor - estudante - conhecimento - vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
Considere o relato a seguir para responder às questão.
Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:

P1 - Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?
P2 - Mais ou menos... Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.
P1 - Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.
P2 - Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.

Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem como