Simulado: Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática

10 questões Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 57701. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação. 

2Questão 57702. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue o item a seguir.

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras viáveis no campo da ação comprometida com os atores envolvidos. 

3Questão 57703. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador aplicado a um objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção, e deve partir da necessidade percebida na escola pelos professores e alunos.

4Questão 57704. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Acerca da pedagogia de projetos, julgue o item subsecutivo.

As bases para a pedagogia de projetos estão fundamentadas nos seguintes princípios: vivência do aluno, aprender a aprender, resolução de problemas e vivências diárias de democracia.

5Questão 57705. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Acerca da pedagogia de projetos, julgue o item subsecutivo.

Trabalhar com projetos nas instituições educacionais é uma forma de colocar em prática a interdisciplinaridade sem que isso provoque, contudo, uma perda da especificidade das disciplinas.

6Questão 57706. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes.

A função precípua dos PCNs é fundamentar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e municípios de modo articulado com as propostas e experiências locais e estimular a discussão pedagógica e a elaboração do projeto educativo nas escolas.

7Questão 57707. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe, a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.

De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.

8Questão 57708. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe, a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.

A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela.

9Questão 57709. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe, a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.

Na metodologia de projetos, há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar.

10Questão 57710. Pedagogia, Metodologia de Projetos, CESPE, Ensino Médio

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.