Simulado Metodologia de Projetos: Caminho entre a Teoria e a Prática

Simulado com 10 Questões de Pedagogia. Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 3 Resolveram
  • 40% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 1 Bom
  • barra ruim2 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57711.   Pedagogia - Nível Médio
  • A evolução do processo de inovação dos projetos educacionais comporta, por um lado, os aspectos básicos da inovação que são assumidos pelos professores, e, por outro, a sua implantação efetiva na sala de aula. Tudo isso quer dizer que a inovação por meio de projetos educacionais pode ser um passo significativo no replanejamento que a escola estabelece como meta, pois trabalhar diretamente com o currículo de uma escola pode ser considerado, em termos práticos, um fazer e um refazer das questões pedagógicas para se chegar aos objetivos desejados. Mas não se pode esquecer que o trabalho escolar desenvolvido a partir de projetos educacionais, permite a flexibilidade para possíveis modificações no decorrer de sua efetivação.

    Com isso, convém aqui destacar que a implantação de projetos educacionais só poderá ser possível no ambiente escolar quando houver o planejamento estratégico em que permita a vinculação entre a teoria com a prática daquilo que se ensina aos alunos, porém com a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

    I. abordar elementos globais em que as relações entre as fontes de informação e os processos para compreendê-la e utilizá-las sejam levados adiante pelos alunos, e não pelos professores, como acontece nos enfoques interdisciplinares.
    II. permitir a mudança de concepção do professor a ponto de fazer com que esse profissional compreenda o processo de reflexão e interpretação sobre a prática educativa, no sentido de desmistificar a relação entre o ensinar e o aprender.
    III. gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida algumas hipóteses, as quais transitam pela perspectiva de trabalhar qualquer tema em sala de aula, que cada tema seja proveniente de um problema que necessita de resposta, que se dê ênfase sobre relação ensino e aprendizagem, que os docentes não sejam os únicos responsáveis pelas atividades em sala de aula e que o trabalho seja desenvolvido por múltiplas possibilidades.

    Qual das alternativas a seguir está CORRETA? 
  • 2 - Questão 57712.   Pedagogia - Nível Médio
  • Trabalhar com projetos tem sido uma prática pedagógica comum nas escolas brasileiras de Educação Básica. Para que se alcancem não só ganhos individualizados na aprendizagem do aluno, mas resultados mais gerais que representem conquistas significativas como processos educativos, são necessários cuidados que integrem esse trabalho ao Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). (NOGUEIRA, 2006).

    Avalie as afirmações referentes aos cuidados na preparação de projetos na escola.

    I. Espalhar cartazes e faixas pelos corredores, relatando os resultados alcançados.
    II. Dar clareza ao que se pretende com o projeto, aos motivos para realizá-lo, conforme a proposta da escola.
    III. Identificar nos objetivos do projeto a contribuição para as múltiplas possibilidades do trabalho educativo.
    IV. Garantir o alcance dos objetivos, dos saberes, dos conhecimentos e das habilidades em cada disciplina, de modo que impactem a composição do PPP.

    Está correto apenas o que se afirma em
  • 3 - Questão 57713.   Pedagogia - Nível Médio
  • É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria, pensamento de ação, linguagem de ideologia, quanto separar ensino de conteúdos de chamamento ao educando para que se vá fazendo sujeito do processo de aprendê-los. Numa perspectiva progressista o que devo fazer é experimentar a unidade dinâmica entre o ensino do conteúdo e o ensino de que é e de como aprender. É ensinando matemática que ensino também como aprender e como ensinar, como exercer a curiosidade epistemológica indispensável à produção do conhecimento (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 141).

    O Programa de Iniciação Científica Júnior é um programa que visa ao desenvolvimento de projetos de educação científica para estudantes da Educação Básica. Esse programa permite aos estudantes aprenderem todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador. O apoio à inserção do corpo discente se dá por meio de concessão de bolsa, por período pré-determinado (Colégio Pedro II. PPPI 2018, p. 101).

    O programa de Iniciação Científica Júnior apresentado no PPPI do Colégio Pedro II relaciona-se com o trecho de Paulo Freire
  • 4 - Questão 57714.   Pedagogia - Nível Médio
  • LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos: intervenção no presente” afirmou: “o que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns ou do professor”. Assinale a alternativa CORRETA segundo um desenvolvimento de projeto proposto pela autora:
  • 5 - Questão 57715.   Pedagogia - Nível Médio
  • Kilpatrick estruturou e difundiu o método de projetos, inicialmente testado por Dewey ainda no século XIX (ZABALA, 1998). O ponto de partida do método de projetos é:
  • 6 - Questão 57716.   Pedagogia - Nível Médio
  • Ivani Fazenda (Org.2010), em seu livro “Metodologia da Pesquisa Educacional” destaca os aspectos relacionados à pesquisa em educação. Com relação a este tipo de pesquisa, para a autora, é certo afirmar.
  • 7 - Questão 57717.   Pedagogia - Nível Médio
  • Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
  • 8 - Questão 57718.   Pedagogia - Nível Médio
  • Para Hernandez e Ventura (1998), um dos aspectos a ser considerado no desenvolvimento de um projeto de trabalho é a escolha do tema.

    Sobre a escolha do tema, de acordo com os autores, é incorreto afirmar que:
  • 9 - Questão 57719.   Pedagogia - Nível Médio
  • Na metodologia de projetos,
  • 10 - Questão 57720.   Pedagogia - Nível Médio
  • A metodologia de projetos

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!