Simulado Exercícios Tipos de Planos de Ensino com Gabarito - Pedagogia

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Tipos de Planos de Ensino). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 11 Resolveram
  • 39% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 4 Bom
  • barra ruim6 Regular
  • barra péssimo1 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57731.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • "Tem contribuído para o retorno do planejamento no cenário acadêmico a atuação do governo federal na coordenação da Política Nacional de Educação. A forma como o Ministério da Educação tem assumido a função normativa, redistributiva e supletiva, tal como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/1996), por meio dos Planos de Desenvolvimento da Educação e dos Planos de Ações Articuladas - PAR -, tem proporcionado uma perspectiva de planejamento fundamentada na resolução de problemas e compromissada com a execução de projetos na área da educação. Esses aspectos têm sido abordados por diversos autores na área, preocupados com as relações de cooperação entre os entes federativos, os pactos estabelecidos entre diferentes níveis da administração pública e a capacidade institucional de Estados e municípios para formular suas políticas e angariar recursos financeiros do governo federal." (FERNANDES e GENTILINI, 2014)

    Na perspectiva posta por Padilha (1998) o tipo de planejamento que acima está sendo descrito é:
  • 2 - Questão 57732.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Segundo Vasconcellos (2000), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. "Segundo ele planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade" (VASCONCELLOS, 2000, p.43). O planejamento na escola apresentar-se em tipos e níveis que são essenciais para a educação, dentre eles:
  • 3 - Questão 57733.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Relacione os materiais do trabalho docente às suas características.

    1. Metodologia de Ensino
    2. Plano de Curso
    3. Planejamento Curricular

    ( ) Está relacionado ao como o docente irá desenvolver as atividades e os conteúdos propostos nos diferentes instrumentos de planejamento.
    ( ) É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar é o instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante.
    ( ) É o instrumento de trabalho que tem como objetivo referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

    Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.  
  • 4 - Questão 57734.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • O plano de ensino é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos do componente curricular sejam atingidos, ou seja, o plano de ensino nada mais é do que a previsão dos conhecimentos e conteúdos que serão desenvolvidos na sala de aula, com a definição dos objetivos específicos, assim como, a seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino, como também, dos recursos humanos e materiais que serão usados para um melhor ensino em função da aprendizagem dos alunos. Diante da afirmativa, as principais características de um plano de ensino são:

    I. objetividade e realismo.
    II. funcionalidade.
    III. simplicidade.
    IV. flexibilidade.
    V. utilidade.

    Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
  • 5 - Questão 57735.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • De acordo com os estudos de Lopes (1991), é muito comum notarmos que o planejamento, na prática, acaba reduzido a uma ação mecânica e burocrática do professor. Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula.
  • 6 - Questão 57736.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas. O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque
  • 7 - Questão 57737.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.

    O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles:
  • 8 - Questão 57738.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  • 9 - Questão 57739.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Constituem modalidades de plano de ensino:

    1) plano de aula
    2) plano didático
    3) plano curricular
    4) plano de unidade
    5) plano de disciplina

    Estão corretas, apenas:
  • 10 - Questão 57740.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Acerca do plano da escola (projeto pedagógico), plano de ensino e plano de aula, marque VERDADEIRO (V) ou FALSO (F):

    ( ) O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre.
    ( ) O plano de aula é um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades curriculares.
    ( ) O plano da escola é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre.
    ( ) O plano da escola, enquanto orientação geral do trabalho docente, deve ser consensual entre o corpo docente.
    ( ) Para Libâneo, o plano de ensino também é chamado de plano de unidades didáticas.
    ( ) O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais no plano de ensino são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real.

    A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!