Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - Pedagogia

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11 questões Pedagogia, Médio

96 resolveram
66% média
Regular
3 gabaritaram
30 Ótimo
49 Bom
16 Regular
1 Péssimo
O processo de avaliação na Educação Infantil tem por objetivo:
Com base no texto abaixo, responda ao que se pede.

“Registrar para avaliar significa falar sobre as dificuldades e avanços, comparando o antes e depois, buscando informações que melhor descrevem a participação da criança. Este registro deve ser detalhado o suficiente de maneira a visualizar o caminho para as ações, pensamentos e atitudes mais complexas ao se defrontarem com novas situações problemas. Descrever superficialmente estes caminhos não nos dá informações profundas e significativas para avançar nas situações pedagógicas.” (Fullgraf e Wiggers, 2014, p. 190)

Marque o instrumento que não é coerente com a concepção pedagógica acerca do processo avaliativo que consta no texto acima.
Sobre o papel do professor no desenvolvimento da criança, segundo a teoria de Vygotsky, marque a única alternativa INCORRETA.
Sobre o currículo na Educação Infantil, de acordo com o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, é correto afirmar que:
A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse processo.
Em relação à importância da afetividade para o desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil, NÃO é possível afirmar que:
A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza apresenta, detalhadamente, os tempos fundamentais da rotina da educação infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC). Marque a alternativa que apresenta a definição INCORRETA do tempo indicado.
Marque a alternativa que apresenta a ordem correta dos tempos fundamentais da rotina da Educação Infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC) que estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.
As ações de elaboração, execução e avaliação da Proposta Pedagógica de uma instituição de Educação Infantil devem ser realizadas:
Leia o trecho a seguir:

“A integração família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos e, de acordo com teóricos, a parceria entre essas instituições pode contribuir para a melhoria da educação de crianças e jovens. Considerando que a vida familiar e a vida escolar são simultâneas, fica clara a importância do diálogo entre família e escola, o que tornará mais positiva e significativa a formação dos sujeitos.” (FORTALEZA, 2016, p. 54)

Com base no trecho acima, que fala sobre a importância da parceria entre família e escola, marque o item correto.
De acordo com a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, “O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ação reflexiva do professor embasada pelo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e as aprendizagens significativas elaboradas pelas crianças. É um instrumento metodológico que organiza a prática pedagógica do professor e é caracterizado pela integração das ações, igualmente complexas, que são: a observação das crianças, os registros diários e a avaliação. Nesse sentido, o planejamento não é um fim em si mesmo, ele se constitui no contexto das vivências diárias efetivado nas interações e descobertas.” (FORTALEZA, 2016, p. 112)

Com base nisso e considerando as principais orientações para organização do planejamento pedagógico, de acordo com os Campos de Integração das Experiências, marque o item correto sobre o planejamento.

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