Simulado Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - Pedagogia

Simulado para Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE com 11 Questões de Pedagogia. Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 36 Resolveram
  • 67% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 9 Ótimo
  • barra qtd_bom 23 Bom
  • barra ruim4 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 2 - Questão 57817.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • Com base no texto abaixo, responda ao que se pede.

    “Registrar para avaliar significa falar sobre as dificuldades e avanços, comparando o antes e depois, buscando informações que melhor descrevem a participação da criança. Este registro deve ser detalhado o suficiente de maneira a visualizar o caminho para as ações, pensamentos e atitudes mais complexas ao se defrontarem com novas situações problemas. Descrever superficialmente estes caminhos não nos dá informações profundas e significativas para avançar nas situações pedagógicas.” (Fullgraf e Wiggers, 2014, p. 190)

    Marque o instrumento que não é coerente com a concepção pedagógica acerca do processo avaliativo que consta no texto acima.
  • 3 - Questão 57818.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • Sobre o papel do professor no desenvolvimento da criança, segundo a teoria de Vygotsky, marque a única alternativa INCORRETA.
  • 4 - Questão 57819.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • Sobre o currículo na Educação Infantil, de acordo com o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, é correto afirmar que:
  • 5 - Questão 57820.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse processo.
  • 6 - Questão 57821.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • Em relação à importância da afetividade para o desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil, NÃO é possível afirmar que:
  • 7 - Questão 57822.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza apresenta, detalhadamente, os tempos fundamentais da rotina da educação infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC). Marque a alternativa que apresenta a definição INCORRETA do tempo indicado.
  • 8 - Questão 57823.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • Marque a alternativa que apresenta a ordem correta dos tempos fundamentais da rotina da Educação Infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC) que estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.
  • 10 - Questão 57825.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • Leia o trecho a seguir:

    “A integração família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos e, de acordo com teóricos, a parceria entre essas instituições pode contribuir para a melhoria da educação de crianças e jovens. Considerando que a vida familiar e a vida escolar são simultâneas, fica clara a importância do diálogo entre família e escola, o que tornará mais positiva e significativa a formação dos sujeitos.” (FORTALEZA, 2016, p. 54)

    Com base no trecho acima, que fala sobre a importância da parceria entre família e escola, marque o item correto.
  • 11 - Questão 57826.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - 2018
  • De acordo com a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, “O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ação reflexiva do professor embasada pelo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e as aprendizagens significativas elaboradas pelas crianças. É um instrumento metodológico que organiza a prática pedagógica do professor e é caracterizado pela integração das ações, igualmente complexas, que são: a observação das crianças, os registros diários e a avaliação. Nesse sentido, o planejamento não é um fim em si mesmo, ele se constitui no contexto das vivências diárias efetivado nas interações e descobertas.” (FORTALEZA, 2016, p. 112)

    Com base nisso e considerando as principais orientações para organização do planejamento pedagógico, de acordo com os Campos de Integração das Experiências, marque o item correto sobre o planejamento.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!