Simulado: Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - Pedagogia

11 questões Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio

Responda as 11 questões do simulado abaixo (Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - Pedagogia). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

104 resolveram
68% acertos
Médio
4 gabaritaram
35 ótimo
52 bom
16 regular
1 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57816. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

O processo de avaliação na Educação Infantil tem por objetivo:

2Questão 57817. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

Com base no texto abaixo, responda ao que se pede.

“Registrar para avaliar significa falar sobre as dificuldades e avanços, comparando o antes e depois, buscando informações que melhor descrevem a participação da criança. Este registro deve ser detalhado o suficiente de maneira a visualizar o caminho para as ações, pensamentos e atitudes mais complexas ao se defrontarem com novas situações problemas. Descrever superficialmente estes caminhos não nos dá informações profundas e significativas para avançar nas situações pedagógicas.” (Fullgraf e Wiggers, 2014, p. 190)

Marque o instrumento que não é coerente com a concepção pedagógica acerca do processo avaliativo que consta no texto acima.

3Questão 57818. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

Sobre o papel do professor no desenvolvimento da criança, segundo a teoria de Vygotsky, marque a única alternativa INCORRETA.

4Questão 57819. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

Sobre o currículo na Educação Infantil, de acordo com o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, é correto afirmar que:

5Questão 57820. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse processo.

6Questão 57821. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

Em relação à importância da afetividade para o desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil, NÃO é possível afirmar que:

7Questão 57822. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza apresenta, detalhadamente, os tempos fundamentais da rotina da educação infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC). Marque a alternativa que apresenta a definição INCORRETA do tempo indicado.

8Questão 57823. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa que apresenta a ordem correta dos tempos fundamentais da rotina da Educação Infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC) que estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

9Questão 57824. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

As ações de elaboração, execução e avaliação da Proposta Pedagógica de uma instituição de Educação Infantil devem ser realizadas:

10Questão 57825. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

Leia o trecho a seguir:

“A integração família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos e, de acordo com teóricos, a parceria entre essas instituições pode contribuir para a melhoria da educação de crianças e jovens. Considerando que a vida familiar e a vida escolar são simultâneas, fica clara a importância do diálogo entre família e escola, o que tornará mais positiva e significativa a formação dos sujeitos.” (FORTALEZA, 2016, p. 54)

Com base no trecho acima, que fala sobre a importância da parceria entre família e escola, marque o item correto.

11Questão 57826. Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, Ensino Médio, 2018

De acordo com a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, “O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ação reflexiva do professor embasada pelo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e as aprendizagens significativas elaboradas pelas crianças. É um instrumento metodológico que organiza a prática pedagógica do professor e é caracterizado pela integração das ações, igualmente complexas, que são: a observação das crianças, os registros diários e a avaliação. Nesse sentido, o planejamento não é um fim em si mesmo, ele se constitui no contexto das vivências diárias efetivado nas interações e descobertas.” (FORTALEZA, 2016, p. 112)

Com base nisso e considerando as principais orientações para organização do planejamento pedagógico, de acordo com os Campos de Integração das Experiências, marque o item correto sobre o planejamento.