Simulado: Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 57866. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

Com relação a anatomia e fisiologia muscular, julgue o item seguinte.

O músculo bucinador localiza-se na margem orbital medial e atua como esfíncter da órbita fechando as pálpebras. 

2Questão 57867. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

Com relação a anatomia e fisiologia muscular, julgue o item seguinte.

O músculo bíceps femoral localiza-se na parte posterior da coxa e sua ação permite os movimentos de flexão da perna com a articulação do joelho, trazendo o calcanhar para trás em direção à parte posterior da coxa. 

3Questão 57868. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item seguinte, que versam sobre a assistência de enfermagem ao indivíduo com disfunção neurológica e ao indivíduo com disfunção musculoesquelética.

Após artroplastia total de quadril, recomenda-se a manutenção das pernas em adução, a fim de evitar atrito entre o fêmur e o acetábulo, sendo preferida a posição de decúbito contralateral à região da cirurgia, o que diminuirá a chance de ocorrência de contraturas musculares e dores.

4Questão 57869. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

Com relação à anatomia e à fisiologia humana, julgue os itens que se seguem.

Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise); entre a diáfise e cada epífise, situa- se a metáfise.

5Questão 57870. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

Estriações transversais são exemplos de características dos músculos voluntários.

6Questão 57871. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

A contração do tecido muscular liso, geralmente situado na parede de vísceras ocas ou tubulares, resulta em diminuição do lúmen e deslocamento do conteúdo no seu interior.

7Questão 57872. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

A fibra muscular, a fim de poupar energia, pode contrair-se parcialmente.

8Questão 57873. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

O tecido muscular liso é caracterizado por ausência de estriações e involuntariedade na movimentação; um exemplo é o músculo cardíaco.

9Questão 57874. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

Acerca da anatomia macroscópica do tronco, julgue o item a seguir.

O tronco isolado é limitado, na sua parte inferior, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix.

10Questão 57875. Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, CESPE, Ensino Médio

Os músculos distribuem-se por todo o corpo, sendo responsáveis por todo e qualquer movimento, intencional ou não. Com relação aos músculos, julgue o item subsequente.

O grande glúteo, ou glúteo superior, localizado nas nádegas, permite a contração da coxa, sendo o local de aplicação de injeção.