Simulado: Agente Administrativo - Arquivologia - CLIN

5 questões Arquivologia, Agente Administrativo, CLIN, FEC, Ensino Médio

Responda as 5 questões do simulado abaixo (Agente Administrativo - Arquivologia - CLIN). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

3.422 resolveram
72% acertos
Fácil
961 gabaritaram
2.039 ótimo
680 bom
657 regular
46 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 665. Arquivologia, Agente Administrativo, CLIN, FEC, Ensino Médio

Para manter a eficiência dos serviços arquivísticos deve se criar condições para que os documentos sejam organizados e controlados de forma sistemática, permitindo acesso rápido e preciso dos usuários. Estas condições podem ser criadas a partir da adoção de determinados procedimentos, sendo que um dos mais significativos é tarefa básica na busca da eficiência na administração de documentos correntes, proporcionando as bases para o trabalho de avaliação e seleção de documentos, além de mantê-los de maneira ordenada e acessível. O procedimento tratado é conhecido como:

2Questão 666. Arquivologia, Agente Administrativo, CLIN, FEC, Ensino Médio

A avaliação constitui-se em atividade essencial do ciclo de vida documental do arquivismo na medida em que define quais documentos serão preservados para fins administrativos, ou de pesquisa, e em que momento poderão ser eliminados ou destinados aos arquivos intermediário e permanente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. No entanto, para que o processo possa fluir de forma racional, costuma-se utilizar um instrumento arquivístico resultante da avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso á informação a quantos dela necessitem. Este instrumento é conhecido como:

3Questão 667. Arquivologia, Agente Administrativo, CLIN, FEC, Ensino Médio

Arquivo é um conjunto de documentos, independente da natureza dos suportes, acumulados por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, ao longo de suas atividades, bem como a instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e utilização de arquivos. A totalidade dos documentos sob custódia de um arquivo é chamada de:

4Questão 668. Arquivologia, Agente Administrativo, CLIN, FEC, Ensino Médio

O princípio básico da Arquivologia segundo o qual os arquivos gerados por uma instituição ou pessoa não devem ser misturados aos de outros geradores é conhecido como princípio do(a):

5Questão 669. Arquivologia, Agente Administrativo, CLIN, FEC, Ensino Médio

A Teoria segundo a qual os arquivos são correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por seus geradores e a identificação de seus valores primário e secundário, é chamada de Teoria: