Sistema Hematopoiético - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Sistema Hematopoiético - Exercícios com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Sistema Hematopoiético, Médio

74 resolveram
31% média
Difícil
0 gabaritaram
1 Ótimo
14 Bom
43 Regular
16 Péssimo
A função principal do sangue é transportar oxigênio para os tecidos periféricos, impedindo o metabolismo anaeróbio da glicose. O sangue transporta esse gás principalmente ligado à hemoglobina, constituinte primário das células sanguíneas denominadas
O sistema hematopoiético constitui um complexo formado pela medula óssea e outros órgãos hemoformadores e pelo sangue. Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Entre os agentes hematotóxicos de menor interesse para a saúde do trabalhador são o benzeno e as radiações ionizantes, por acarretarem raros casos de doença no sangue.
II. Os valores de referência de hematologia em adultos normais, considera 13-18g/dl de hemoglobina para homem e 12-16g/dl para mulher.
III. Os valores de referência de hematologia em adultos normais, considera 40-52% hematócrito para homem e 35-47% para mulher.
IV. A análise desses valores deve levar em conta as variações interindividuais, como idade, sexo, etnia, raça, altitude, temperatura ambiental, condições socioeconômicas e intra-individuais, como a hora do dia, exercício físico, tabagismo, uso de medicamentos, entre outros fatores. Eles apresentam uma distribuição gaussiana na população, sendo que 2,5% dos normais estarão abaixo e acima desses limites.

Estão corretas as afirmativas:
Do ponto de vista funcional, o sangue pode ser chamado de tecido devido à sua complexidade e pelo fato de ser composto por células e componentes que exercem funções específicas. Associe adequadamente as colunas considerando as células, os componentes sanguíneos e suas funções ou características.

1. Hemácias.                             ( ) Parte líquida do sangue.
2. Plaquetas.                             ( ) A partir de sua ação dá origem à fibrina.
3. Albumina.                              ( ) Proteína de maior concentração plasmática.
4. Plasma.                                 ( ) Possui um tempo de vida de cerca de 120 dias.
5. Neutrófilos.                            ( ) Tem função de defesa do organismo nas infecções bacterianas.

A sequência está correta em
O principal mecanismo de ação da heparina administrada a um indivíduo consiste na inibição da transformação da protrombina em trombina, que converte o fibrinogênio em fibrina. Esse efeito é resultado da fusão das moléculas da heparina com as moléculas de uma proteína conhecida como
A hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo que pode ser uma artéria ou uma veia. Em relação à hemorragia arterial, é correto afirmar que se caracteriza por:
Hemostasia é uma série de reações fisiológicas e bioquímicas, que ocorrem em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo, com o objetivo de deter a hemorragia. Para que isso ocorra, é necessária a interação entre plaquetas, proteínas da coagulação e sistema fibrinolítico. Analisando as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que
Uma criança cujo sangue é do tipo B é filha de mãe com tipo sanguíneo A. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Foi publicada na mídia eletrônica que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) iniciou a realização do exame que detecta a anemia falciforme. A referida doença é
A anemia hemolítica, dentre outros fatores, pode resultar
Portador de hemofilia admitido na instituição solicitou informações sobre a patologia. Ele pode ser informado que se trata de uma doença