Metabolismo - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Metabolismo - Exercícios com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Metabolismo, Médio

19 resolveram
41% média
Difícil
0 gabaritaram
2 Ótimo
5 Bom
10 Regular
2 Péssimo
Os desequilíbrios hidroeletrolíticos afetam potencialmente qualquer cliente. O resultado da perda severa de ácidos pelo corpo ou de um aumento nos níveis de bicarbonato é definida como:
Durante o seu trânsito no trato alimentar, as fibras da dieta podem interagir com diversas substâncias, levando à sua eliminação ou absorção. As fibras têm a capacidade de reter água e formar géis, servindo como substrato para a fermentação das bactérias. Aquelas que estão presentes em aveia, cenoura, maçã, cevada, feijão, frutas cítricas e morango e parecem contribuir para a diminuição dos níveis séricos de colesterol são classificadas como fibras:
As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais, necessárias em pequenas quantidades diariamente, para que o organismo desempenhe bem suas funções. Podem estar ligadas às gorduras, como as vitaminas A, D, E e K, ou não, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C. A deficiência de vitamina B1 no organismo pode provocar o aparecimento de:
As substâncias formadas por aminoácidos ligados entre si e presentes em todas as células dos organismos vivos, tendo como uma de suas funções favorecer o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos do corpo denominam-se:
O metabolismo corporal é mediado por sistemas enzimáticos, quase todos dependentes da temperatura, por isso é fundamental que a temperatura central esteja dentro dos parâmetros adequados para o perfeito funcionamento do organismo humano. Em caso de morte encefálica (ME), o centro termorregulador é perdido, possibilitando casos de hipotermia severa. Segundo Padilha et al (2010), a intervenção que o técnico de enfermagem deve implementar, para reverter casos de hipotermia em paciente com diagnóstico de ME, deve ser:
Os enfermeiros precisam compreender a fisiologia do equilíbrio hidroeletrolítico e do equilíbrio acidobásico para prever, identificar e responder a possíveis desequilíbrios. Analise os itens abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
Maria, 50 anos de idade, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento, onde foi realizada uma gasometria arterial que demonstrava pH,7,20; PaCO2, 25mmHg; PaO2, 92mmHg; HCO3- , 10,2 mEq/L. A enfermeira deve interpretar esses resultados como uma
Na sala de estabilização, um paciente apresentava-se com insuficiência respiratória, paralisia ascendente e com relato de fraqueza e adinamia. Ao observar o traçado eletrocardiográfico, no monitor multiparâmetro, o enfermeiro observou a onda T apiculada e achatamento da onda P. Sabe-se que alterações eletrolíticas são frequentes em pacientes graves. Assinale a alternativa em que se identifica a maior probabilidade de distúrbio eletrolítico neste estudo de caso.
Para avaliar a temperatura corporal do paciente, é essencial que o técnico de enfermagem tenha conhecimentos de fisiologia, anatomia e de fundamentos de enfermagem. O corpo perde calor pelo mecanismo de convecção. Isto significa que:
Sobre a albumina sérica é CORRETO, afirmar:

Veja também...