História da Enfermagem - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (História da Enfermagem - Exercícios com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, História da Enfermagem, Médio

538 resolveram
40% média
Difícil
7 gabaritaram
37 Ótimo
177 Bom
263 Regular
61 Péssimo
“Saúde” e “Doença” são termos que, sob a perspectiva da História, vêm mudando de significado ao longo do tempo. Contemporaneamente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que “Saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, sendo este conceito baseado em
No Brasil, o Processo de Enfermagem foi introduzido na década de 1970 pela professora Wanda de Aguiar Horta, que o definiu como
Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. [...].

Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2018.

A teoria de Florence Nightingale é baseada
Quanto à história da enfermagem no Brasil é INCORRETO afirmar:
Desde o tempo de Florence Nightingale, o enfermeiro usa uma variedade de modelos de prestação de cuidados de enfermagem para o cuidado do cliente. A filosofia que o enfermeiro estabelece para o cuidado de qualidade do cliente orienta a escolha do modelo de prestação de cuidados. A respeito desses modelos, assinale a alternativa correta.
O conceito básico mais característico dos trabalhos escritos por Florence Nightingale é o de:
A história da enfermagem teve seu início com Florence Nightingale na sua teoria sobre o ambiente, ventilação, limpeza, luz e etc. O período desta teórica da enfermagem é compreendido como:
A trajetória histórica da enfermagem, como uma prática de saúde tão antiga quanto a própria humanidade, é marcada por períodos transitórios influenciados por aspectos das organizações sociais, relações de poder, perspectivas socioeconômicas, ideologias e política. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O símbolo da enfermagem é representado pela lâmpada a óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha. Juntos, esses elementos representam essa profissão que se traduz em zelo, cuidado e respeito. Quanto aos significados dados aos símbolos utilizados na enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Florence Nightingale, considerada precursora da enfermagem, estabeleceu critérios para aqueles que desejas- sem ingressar nessa profissão, tornando-a, desta forma, "... uma ciência e arte do cuidar". O sistema Nigthingale tinha como pressupostos