Medicação Intramuscular - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Medicação Intramuscular - Exercícios com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Medicação Intramuscular, Médio

95 resolveram
38% média
Difícil
1 gabaritaram
4 Ótimo
30 Bom
50 Regular
11 Péssimo
Medicação que somente pode ser administrada por via intramuscular, diluída para 4 mL de água destilada, e que deve ser administrada imediatamente após a reconstituição.

A definição apresentada refere-se à (ao)
Analise as seguintes complicações em decorrência da administração de medicamentos pela via intramuscular e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Lesão dos nervos.
( ) Necrose tecidual.
( ) Periostite.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Ao administrar a Penicilina G Potássica, o profissional de enfermagem deve estar atento a algumas recomendações específicas, como o uso simultâneo de outras drogas utilizando, ou não, a mesma via.

Nesse sentido, recomenda-se não administrar a Penicilina junto com aminoglicosídeos, porque pode
A administração de medicamentos por via intramuscular é uma prática comum em serviços de saúde. A respeito do assunto, considere os seguintes casos:

1. Massa muscular diminuída.
2. Lesões de pele.
3. Risco de infecção.
4. Medicamentos contendo ferro.

São casos com indicação do uso da técnica do Z:
Um aspecto que deve ser verificado pelo técnico de enfermagem na administração de medicamentos via intramuscular é o local ou sitio de aplicação. Qual região é considerada a mais segura, de fácil acesso e com menor risco de complicações para administração via intramuscular?
Antes de administrar o medicamento, o profissional de Enfermagem deve observar algumas regras básicas, como o medicamento certo, a dose certa, a via certa, a hora certa, o paciente certo, a forma certa, a orientação certa, o monitoramento certo e o registro certo. A esse respeito, associe os locais listados na coluna 1 aos locais relacionados à aplicação de medicamento por via intramuscular da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

    Coluna 1
1. Quadrante superior lateral do glúteo
2. Anterolateral da coxa, terço médio
3. Hochstetter
4. Aproximadamente 4 cm abaixo do acrômio 

    Coluna 2
( ) Deltoide 
( ) Dorsoglúteo
( ) Ventroglúteo
( ) Vasto lateral
A administração de fármacos por via intramuscular (IM) é um procedimento realizado com frequência nos serviços de saúde e deve seguir algumas técnicas para a obtenção de resultados adequados. Sobre a aplicação de fármacos por essa via em adultos, é correto afirmar que:
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, sobre a administração de medicamentos por via intramuscular:

Coluna 1 Região
1. Região ventroglútea ou local de Hochstetter
2. Região lateral da coxa ou face ânterolateral
3. Região glútea
4. Região deltóidea

Coluna 2 Descrição
( ) Possui grande massa muscular, tem como vantagem o fácil acesso, pode ser indicada para lactentes e crianças e é representada pelo músculo vastolateral.
( ) Deve ser o local de preferência para administração intramuscular e é representada pelo músculo glúteo médio.
( ) Apesar de ser de fácil acesso, é um músculo pequeno, não sendo possível a administração de grandes volumes (máximo de 3 ml).
( ) É contraindicada em idosos ou pessoas imobilizadas no leito, cujo músculo glúteo esteja deteriorado, além de pessoas excessivamente magras e crianças menores de 1 ano.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo, empregando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) O músculo da região do vasto lateral da coxa é pouco desenvolvido, por isso não é recomendado que seja aplicada injeção intramuscular nesse músculo. A região deltoideana, por sua vez, é indicada para receber grandes volumes de medicamentos, pois possui pouco potencial para lesões.
( ) Os seis certos da administração de medicamentos incluem: o medicamento certo, a dose certa, o paciente certo, a via de administração certa, o horário certo e o registro certo.
( ) A via intramuscular fornece uma absorção mais rápida do medicamento que a via subcutânea, já que os músculos têm maior vascularidade.
( ) Doses superiores a 1 ml de medicamentos hidrossolúveis devem ser administradas subcutaneamente, pois o tecido não é sensível a soluções irritantes e a grandes volumes.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é: 
Durante o preparo de medicamento em frasco-ampola (com pó liofilizado) e a sua administração por via intramuscular em adulto, um dos procedimentos a ser respeitado é

Veja também...