Intoxicação e Superdosagem - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Intoxicação e Superdosagem - Exercícios com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Médio

24 resolveram
25% média
Difícil
0 gabaritaram
0 Ótimo
3 Bom
13 Regular
8 Péssimo
Na intoxicação alcoólica, de acordo com o estado do paciente, devem-se conduzir medidas gerais de suporte à vida. A maioria dos casos não requer tratamento farmacológico; no entanto, ao observar alcoolemia a partir de 150mg% deve-se intervir. Em relação ao tratamento da intoxicação alcoólica, observe as afirmativas a seguir.

I Por ser em geral um processo autolimitado, muitas vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de estímulos e posicionar o paciente em decúbito lateral.
II No comportamento heteroagressivo, pode ser necessária a contenção química. Nesse caso, utiliza-se de preferência um neuroléptico de alta potência, como o benzodiazepínico 5mg IM.
III O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é recomendado apenas no caso de evidência de desidratação e hipoglicemia.

Das afirmativas acima: 
O uso inadequado dos medicamentos produz sérias consequências na saúde dos indivíduos. Sendo assim, o profissional de saúde deve orientar o paciente com relação à interação medicamentosa. Um exemplo de interação medicamentosa é:
Qual alternativa a seguir apresenta o conceito de intoxicação.
A intoxicação digitálica é um evento adverso que pode ocorrer nos pacientes medicados diariamente com
Assinale a alternativa correta. O chumbo entra no corpo:
Uma das etapas do tratamento de overdose a opioides, a American Heart Association, 2015, recomenda a aplicação do medicamento denominado
Todos os meios de contraste podem causar reações alérgicas, que variam de reações leves (como náuseas e vômitos) a anafilaxia grave (como o choque cardiovascular e depressão do sistema nervoso central que acarretam morte se não tratados). As reações ocorrem rapidamente em minutos após a administração do meio de contraste. Sobre as considerações clínicas quando são utilizados sulfato de bário ou contraste semelhante no trato gastrointestinal, é incorreto afirmar que
Os efeitos adversos da administração parenteral de sulfato de magnésio usualmente são resultantes da intoxicação por magnésio.

Dentre esses efeitos tem-se a(o)
Paciente, 24 anos, está em observação devido à intoxicação exógena por organofosforado, apresentando tosse, rouquidão, irritação de garganta, dispneia e hipertensão arterial. Em relação às fases da intoxicação, assinale a alternativa que apresenta a definição correta.
Paciente, 73 anos, sexo masculino, foi admitido no serviço com hipertensão importante, cefaleia, visão turva, salivação, cólicas e náuseas. Ao exame físico, apresentou FC: 130 bpm, pressão arterial de 160/110 mmHg, frequência respiratória de 30 mpm, pele e diâmetro de ambas pupilas de 2mm não responsivas a luz, ausculta pulmonar com sibilos bilaterais e roncos difusos. Família relata que o paciente havia passado o dia pulverizando a plantação com inseticida. O diagnóstico médico apontado para o caso é de intoxicação exógena por anticolinesterásicos. A descrição das pupilas desse paciente corresponde a um achado frequente em casos de intoxicação exógena. Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura atribuída ao tipo de pupila descrito.

Veja também...