← Mais simulados

Simulado: Exercícios sobre Higiene com Gabarito - Enfermagem

10 questões | Enfermagem, Higiene, Ensino Médio

Simulados, Provas e Questões - Exercícios sobre Higiene com Gabarito - Enfermagem. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

252 resolveram
38% acertos
Difícil
5 gabaritaram
10 ótimo
80 bom
129 regular
33 péssimo

A falta de higiene, a precocidade da vida sexual e a manutenção de grande número de parceiros sexuais estão relacionadas a um maior risco de câncer do colo do útero, ao lado de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Esses fatos sugerem que certos comportamentos sexuais aumentam a exposição das pessoas a alguns vírus que se relacionam com o surgimento do câncer. Esses vírus são o:
Quanto ao procedimento de lavagem das mãos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I É indicado higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais, ou após uso do banheiro.
II Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente.
III A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.
IV O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos; seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: 
A higienização do paciente restrito ao leito é considerada uma medida de segurança, por possibilitar ao enfermeiro:
A higiene das mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). O termo HM engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
As técnicas de higienização das mãos, para profissionais que atuam em serviços de saúde, podem variar dependendo do objetivo ao qual se destinam. Na técnica de higienização simples das mãos, recomenda-se
Durante uma consulta, o médico solicita ao profissional de enfermagem que posicione o paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras. Esta posição é denominada de posição
Os cuidados de higiene adequados ao paciente requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, cabelo, olhos e outros segmentos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
“Higiene das mãos “, é um termo geral que se refere a qualquer ação de higienizar as mãos para prevenir a transmissão de micro-organismos e consequentemente evitar que pacientes e profissionais de saúde adquiram Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, “higiene das mãos”, pode ser: higiene simples, higiene antisséptica e fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica (Programa Nacional de Segurança do Paciente, Anexo 1. 2013. p. 6).

Marque a alternativa que explica corretamente a finalidade da higiene antisséptica.
Marque a alternativa que completa corretamente a seguinte frase: “O uso de luvas _____________ a higienização das mãos, seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente” (Programa Nacional de Segurança do Paciente, Anexo 1. 2013. p. 10)
Orientar o paciente quanto à higiene íntima rigorosa com água e sabão, coletar o jato médio, desprezando o primeiro jato, e comunicar o profissional quando sentir necessidade de urinar. Lavar as mãos e rotular o material. Encaminhar o paciente ao banheiro, reforçando a importância da higiene íntima. Fornecer o frasco estéril, enfatizando a importância de não contaminá-lo.

Essas são ações para qual tipo de exame de urina?

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!