Pediatria - Residência Médica - UNIFESP

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Pediatria - Residência Médica - UNIFESP). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior

62 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
2 ótimo
22 bom
27 regular
11 péssimo

1Questão 58656. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Menino de 8 anos de idade com queixa de dor e aumento de volume em joelho direito há 18 dias, com duração de 4 dias. Há 13 dias apresentou dor de forte intensidade no tornozelo esquerdo que durou 2 dias, com melhora espontânea. Há 11 dias, dor e aumento de volume em joelho esquerdo, dificultando a deambulação. Nega febre. Qual a manifestação neurológica mais provável?

2Questão 58657. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Adolescente, sexo masculino, 13 anos procura ambulatório com história de aumento de mamas bilateralmente, há cerca de 4 meses. Nega dor local ou saída de secreção. Nega uso de drogas ou doenças crônicas. Refere que pai apresentou quadro semelhante durante a adolescência. Exame físico: eutrófico, desenvolvimento pubertário pelos critérios propostos por Tanner G (genital) 3, glândula mamária palpável bilateralmente com 5 cm de diâmetro, sem sinais flogísticos, indolor à palpação, sem saída de secreção à expressão manual. Diante do caso, quais informações da história e exame físico são as mais relevantes para a hipótese de ginecomastia puberal?

3Questão 58658. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Menino de 2 anos de idade com história de febre de 39o C há 7 dias, diária, só melhorando com dipirona. Há 6 dias lábios avermelhados e erupção no corpo. Há 4 dias olhos vermelhos. Procurou Pronto Socorro sendo feita suspeita de escarlatina. Medicado com penicilina benzatina, sem melhora. Ao exame físico apresentava irritabilidade, língua em framboesa e exantema máculopapular em tronco. Em relação ao caso é correto afirmar que:

4Questão 58659. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para manejo da asma, que critérios são usados para classificar o controle da asma de um paciente em acompanhamento ambulatorial?

5Questão 58660. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Um lactente de 5 meses chega ao Pronto Socorro com frequência cardíaca de 220 batimentos por minuto, pulsos palpáveis e enchimento capilar de 2 segundos. Levado para a sala de emergência, administrado oxigênio e observado no monitor cardíaco: QRS estreito (<0,09 segundos), intervalo R-P ≤70 ms e intervalo R-R constante. Qual das seguintes opções seria mais adequada?

6Questão 58661. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Menino de 5 anos de idade, trazido à consulta de retorno pelo pai preocupado porque a criança está muito pequena. Criança nascida a termo com peso de 2850g. Apresenta asma intermitente desde os 3 anos. Estatura alvo: 168 cm; Radiografia de punhos: Idade Óssea: -1 DP; velocidade de crescimento: 3 cm/ano; IMC: escore z entre -1 e 0; Estatura/Idade: escore z entre -1 e 0. Qual parâmetro indica maior necessidade de investigação do quadro?

7Questão 58662. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

A morfologia da hemácia auxilia no diagnóstico diferencial das anemias. Assinale a alternativa em que ambas as anemias são hipocrômica e microcítica:

8Questão 58663. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Adolescente, sexo feminino, 15 anos, refere perda de 15kg nos últimos seis meses e amenorréia. Apresenta vômitos, diarréia, dor abdominal e mal estar. Nega febre. Exame físico revela caquexia, frequência cardíaca de 40 batimentos por minuto. Apresenta potássio sérico de 3,0 mEq/L (normal: 3,5 - 5,1mEq/L), hematócrito de 30% (36 - 43%), velocidade de hemossedimentação de 3 mm/hora (normal: até 10 mm/hora) e colesterol total de 300 mg/dL. Qual a hipótese diagnóstica?

9Questão 58664. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Qual dos achados abaixo determina a escolha do tratamento para um recém-nascido com sífilis congênita?

10Questão 58665. Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Um lactente de 2 meses é trazido ao Pronto Socorro pela mãe devido ao quadro de choro intenso. Ela relata que a criança rolou da cama e caiu no chão. A tomografia de crânio revela hematomas subdurais e no exame físico observa hemorragia retiniana bilateral. Qual a hipótese diagnóstica?