Simulado: Exercícios sobre Cuidados de Enfermagem com Gabarito

10 questões Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Cuidados de Enfermagem com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

115 resolveram
47% acertos
Difícil
1 gabaritaram
5 ótimo
62 bom
42 regular
6 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 58838. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Sobre os cuidados de enfermagem na administração de fármacos por via gástrica, observe as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Trata-se de uma via parenteral.
II. Os comprimidos devem ser dissolvidos antes da administração.
III. Se for por sonda nasoenteral ou nasogástrica, lavar a sonda com 10-20ml de água para injeção antes e após a administração do fármaco, a fim de evitar obstrução.
IV. Realizar adequado registro de enfermagem ao administrar fármaco por via gástrica. 

2Questão 58839. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

A lesão por pressão (LP) é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato (SOBEST, 2016). Um dos instrumentos utilizados pelo enfermeiro para predizer o risco de uma lesão por pressão é

3Questão 58840. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

A Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue por meio do processo de transfusão, no qual pode-se transfundir o sangue em sua composição integral ou um de seus componentes e derivados. O Ministério da Saúde (MS) fornece orientações para o uso de hemocomponentes (2015), e há uma norma técnica do Conselho Federal de Enfermagem (2016), que dispõe sobre a atuação de enfermeiros e técnicos de enfermagem em hemoterapia. Considerando as orientações do MS e as instruções constantes da referida norma técnica, analise as afirmativas abaixo.

I É importante diminuir a febre antes da transfusão, porque o surgimento de febre pode ser um sinal de hemólise ou de outro tipo de reação transfusional, mas não existe contraindicação absoluta à transfusão em pacientes com febre.
II Dentre as competências do técnico de enfermagem na hemotransfusão, está a aferição dos sinais vitais no pré, intra e pós-procedimento transfusional e o monitoramento rigoroso do gotejamento do sangue ou hemoderivado.
III O período de infusão máximo dos hemocomponentes é de 6 horas e, quando esse período for ultrapassado, a transfusão deve ser interrompida e a unidade descartada.
IV Os concentrados de hemácias e de plaquetas são os hemoderivados que exigem a utilização de equipo com filtro de 170µ a serem transfundidos, diferente do crioprecipitado e do plasma, que podem ser transfundidos por equipo sem filtro.

Estão corretas as afirmativas

4Questão 58841. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Para realização do exame físico ou de procedimentos, o paciente pode assumir diversas posições. Em relação às posições do paciente, analise as afirmativas abaixo.

I Na posição de decúbito ventral, o paciente é posicionado com o abdome voltado para cima, braços fletidos e mãos sob a cabeça.
II Na posição de Litotomia, o paciente fica em decúbito dorsal, com as coxas flexionadas sobre o abdome, afastadas uma da outra, com suporte para as pernas ou com as pernas suspensas sobre as perneiras.
III Na posição ortostática, o paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo.
IV Na posição de Fowler, o paciente fica em decúbito dorsal, com travesseiro sobre a cabeça e tronco elevado a 15° em relação à cama, e pernas estendidas.

Estão corretas apenas as afirmativas

5Questão 58842. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

A finalidade da correta identificação do paciente é reduzir a ocorrência de incidentes. Segundo o Ministério da Saúde, em ambientes de prestação do cuidado, a identificação do paciente deve ser conferida antes da realização de cuidados e deve conter no mínimo dois identificadores. Um possível cuidado de enfermagem e dois identificadores da pulseira do paciente, respectivamente, são:

6Questão 58843. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

A manutenção inadequada dos órgãos e tecidos é um dos principais fatores de não concretização de sua doação. Além da utilização de colírios ou lubrificantes oftalmológicos prescritos, outro cuidado que o técnico de enfermagem pode tomar para preservar a córnea é:

7Questão 58844. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

No caso de uma paciente, em uso de cateter vesical de demora, internada na sala de emergência, o cuidado que deve ser tomado para evitar infecção do trato urinário é o de:

8Questão 58845. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Um dos objetivos da aplicação de frio sobre a pele, por meio de utilização de compressas e bolsa de gelo, é:

9Questão 58846. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

Em pacientes submetidos à terapia com inibidor da bomba de prótons, o enfermeiro deve:

10Questão 58847. Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ensino Médio

A assistência de enfermagem no tratamento do edema agudo de pulmão consiste em: