Cuidador Pessoal - Serviço Social - Prefeitura de Rio Branco AC

Responda as 4 questões do simulado abaixo (Cuidador Pessoal - Serviço Social - Prefeitura de Rio Branco AC). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

4 questões Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, Ensino Médio

88 resolveram
35% acertos
Difícil
3 gabaritaram
3 ótimo
31 bom
35 regular
19 péssimo

1Questão 58996. Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, Ensino Médio, 2017

A identificação precoce, visando encontrar o momento ideal para intervir, é uma das propostas da Política Nacional de Prevenção de Deficiências (BRASIL, 1992). Dessa forma, quanto mais ações preventivas, menores serão as alterações no desenvolvim ento da população em geral. A identificação precoce é uma alternativa imprescindível, dessa forma, se suprimem condições que possam agravar o desenvolvimento da criança em seu aspecto:

2Questão 58997. Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, Ensino Médio, 2017

O papel do cuidador é de fundamental importância na assistência à pessoa que necessita de cuidados diferenciados e na sua manutenção na comunidade, evitando situações de exclusão. Em alguns casos há um excesso de tarefas atribuídas ao cuidador, muitas vezes sem a orientação adequada e sem o suporte das instituições de saúde e das redes sociais. A alteração das rotinas e o tempo despendido nos cuidados, entre outros, podem interferir diretamente nos aspectos de sua vida:

3Questão 58998. Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, Ensino Médio, 2017

A Tecnologia Assistiva é um recurso para ajudar crianças a conquistar independência e autonomia nas atividades cotidianas e destaca sua importância como o apoio ao processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Nesta perspectiva, é importante compreender que a indicação e a utilização de TA é um processo:

4Questão 58999. Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, Ensino Médio, 2017

Segundo Valente (1991), as crianças com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) têm dificuldades que limitam sua capacidade de interagir com o mundo e que podem impedir que estas crianças desenvolvam habilidades que formam a base do seu processo de aprendizagem. Dessa forma, as dificuldades de interação, agravadas ainda mais quando associadas a uma carência de estímulos, algo frequente, principalmente, em situações de limitações: