Exercícios Exames Laboratoriais com Gabarito - Enfermagem

Responda as 11 questões do simulado abaixo (Exercícios Exames Laboratoriais com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

11 questões Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

107 resolveram
34% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
23 bom
55 regular
29 péssimo

1Questão 59052. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

Um material advindo de uma coleta inadequada, ou seja, com falhas, nem mesmos os aparelhos mais modernos conseguem validar a amostra, tornando-se assim de grande importância um procedimento de coleta eficiente. Assinale a alternativa CORRETA na prática de coleta de materiais para exames.

2Questão 59053. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

A Sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como, por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Para essa doença, a realização de exames como a cultura e o antibiograma auxiliará na escolha e indicação do tratamento medicamentoso. Dentre os exames de culturas existentes, um é considerada “padrão ouro’ e encontra-se no protocolo para Sepse. O material biológico que deve ser colhido e analisado, nesse caso, é

3Questão 59054. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

Uma paciente chegou ao ambulatório de diabetes com várias dúvidas relacionadas ao transporte do frasco de insulina durante uma viagem. A técnica de enfermagem deverá oferecer a seguinte orientação:

4Questão 59055. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

Foi solicitado ao técnico de enfermagem que coletasse 5ml de sangue venoso para a realização de um exame prescrito pelo médico de plantão. O técnico preparou o material, higienizou as mãos, orientou o paciente quanto ao procedimento a ser executado e realizou a coleta da amostra de 5ml de sangue do paciente com toda a técnica asséptica, conforme solicitado, e posteriormente encaminhou ao laboratório. Essa amostra foi utilizada para realização de um exame que é muito utilizado para obtenção de todos os elementos formadores do sangue, que inclui os seguintes componentes: concentração de hemoglobina, hematócrito, contagem de hemácias e leucócitos. O exame realizado foi a(o):

5Questão 59056. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

Uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, tampouco a que contém somente saliva. Nesse caso, o volume ideal é de

6Questão 59057. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

Para a coleta de urina para urocultura em pacientes com sonda vesical de demora, são necessários alguns cuidados. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

7Questão 59058. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

A coleta de urina para cultura no indivíduo adulto é um exame solicitado quando há suspeita de infecção do sistema urinário. Um dos cuidados que devem ser observados durante o procedimento é:

8Questão 59059. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

A maioria das amostras biológicas necessárias para exames diagnósticos de crianças é coletada do mesmo modo que para os adultos. No entanto, para lactentes e crianças menores que não são treinados para usar o vaso sanitário, utilizam-se sacos especiais para a coleta de urina que são confeccionados com material adesivo na abertura do ponto de inserção. Para fixação do saco de urina com adesivo nas meninas deve-se lavar e secar completamente a genitália, o períneo e a pele adjacente, e

9Questão 59060. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

O técnico de enfermagem, ao realizar o procedimento de coleta de sangue, deve saber que

10Questão 59061. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

Uma paciente de 45 anos realizou o exame de Urografia Excretora. Após o término do exame o técnico de enfermagem deve orientá-la a

11Questão 59062. Enfermagem, Exames Laboratoriais, Ensino Médio

A profissão de enfermeiro requer competência para detectar anormalidades em exames laboratoriais.

Com base nessa competência, relacione as duas colunas, associando o aumento do componente celular à condição clínica.

1. Total de leucócitos
2. Eosinófilos
3. Linfócitos
4. Neutrófilos

I. Doenças virais.
II. Doença do colágeno, na alergia e na parasitose intestinal.
III. Doenças infecciosas agudas.
IV. Doenças bacterianas.

Assinale a alternativa correta.