Simulado: Exercícios sobre Oncologia com Gabarito - Enfermagem

12 questões Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

Responda as 12 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Oncologia com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

101 resolveram
39% acertos
Difícil
0 gabaritaram
2 ótimo
28 bom
57 regular
14 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59103. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

O exame citopatológico tem como objetivo rastrear o câncer do colo de útero e suas lesões precursoras. O Ministério da Saúde recomenda que o intervalo entre os exames deve ser:

2Questão 59104. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

A leucemia, câncer dos tecidos formadores de sangue, é a forma mais comum de câncer infantil, e duas formas geralmente são reconhecidas nas crianças: a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mielóide aguda (LMA). Um dos tratamentos da leucemia envolve o uso de agentes quimioterápicos em que cada agente está associado a um número previsível de efeitos colaterais. A cistite hemorrágica estéril é um efeito colateral da irritação química da bexiga à ciclosfosfamida, que pode ser diminuída e frequentemente prevenida mediante

3Questão 59105. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

Após tratamento cirúrgico do câncer de laringe, o paciente com traqueostomia e alimentando-se por boca necessita ser orientado quanto a

4Questão 59106. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

O tratamento do câncer pode ser realizado com associação de terapêuticas, como radioterapia e quimioterapia. Além da toxicidade cutânea, esses tratamentos têm outro efeito colateral em comum. Assinale a alternativa que corresponde a esse efeito colateral.

5Questão 59107. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

Homem de 56 anos compareceu a UBS com queixa de úlcera persistente no prepúcio. A enfermeira avaliou que a úlcera envolvia a derme e epiderme, era superficial, friável e sensível à manipulação, apresentava exsudato em pouca quantidade (lesão úmida), com intenso processo inflamatório ao redor, dor e odor ocasionais. O usuário foi atendido pelo médico e referenciado ao serviço especializado para investigação diagnóstica de câncer de pênis.

Tendo como base esse caso clínico, e de acordo com o estadiamento das lesões oncológicas proposto por Haisfield-Wolfee Baxendale-Cox,5 em 1999, a ferida descrita encontra-se em

6Questão 59108. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

Segundo a estimativa 2018 do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são fatores associados ao desenvolvimento do câncer de colo cervical:

7Questão 59109. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

Homem de 73 anos de idade, hipertenso, apresentando histórico de perda ponderal de aproximadamente 5 Kg no último mês, queixando-se de dor em hipogástrio e retenção urinária há 4h, foi encaminhado pela unidade básica de saúde (UBS) para um hospital especializado onde se diagnosticou o adenocarninoma (câncer) de próstata, tendo sido realizada a ressecção transuretral (RTU) e orquiectomia.

Considerando o caso exposto, em relação a epidemiologia e a clínica do câncer de próstata, as evidências científicas mostram que

8Questão 59110. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

De acordo com o INCA, “o câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros”. Excetuando os casos de câncer de pele não melanoma, o câncer mais frequente na população feminina brasileira corresponde ao câncer de:

9Questão 59111. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

A utilização do cateter totalmente implantável tem se tornado rotina nos centros de tratamentos oncológicos por conferir maior conforto para o paciente, durabilidade, menor risco de infecção e extravasamento de medicações que podem irritar e ferir o local de aplicação dos quimioterápicos. “São tubos flexíveis radiopacos feitos de silicone, poliuretano ou de teflon. Possuem uma câmara de titânio em uma das extremidades. A parte central dessa câmara é uma membrana de silicone chamada septo, na qual são realizadas as punções para acesso ao dispositivo.” (INCA). A punção e a coleta de sangue através deste dispositivo deverão ser efetuadas por enfermeiro treinado, com técnica totalmente asséptica. Sabendo que as veias cefálica, subclávia e jugulares são veias de escolha para a punção e o implante do cateter pode ter outras localizações como arterial, peritoneal ou intraespinhal, o reservatório puncionável de qualquer tipo de localização deve estar

10Questão 59112. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

A Portaria nº 874/2013 do Ministério da Saúde “institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Analise as afirmativas a seguir acerca desta Política.

I. O reconhecimento do câncer como uma doença crônica prevenível é um dos seus princípios gerais.
II. Reconhece o tabagismo, o consumo de álcool, o sobrepeso, a obesidade e o consumo alimentar inadequado como fatores de risco relacionados ao câncer.
III. Os cuidados paliativos para os casos que os exijam não são objetos desta Portaria, uma vez que são garantidos pela Política Nacional de Atenção Básica.
IV. O tratamento dos casos raros ou muito raros de câncer é reconhecido por essa Política como casos especiais e que exigem análise técnica para que sejam encaminhados para alto nível de especialização e maior porte tecnológico em estabelecimentos de saúde de referência nacional.

Estão corretas apenas as afirmativas

11Questão 59113. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

O câncer de colo uterino constitui um dos graves problemas de saúde que atinge as mulheres em todo o mundo, sendo os países em desenvolvimento responsáveis por aproximadamente 80% desses casos. O exame realizado para a investigação de câncer do colo do útero é denominado de:

12Questão 59114. Enfermagem, Oncologia, Ensino Médio

Sobre o câncer de colo do útero, é correto dizer-se que