← Mais simulados

Simulado: Exercícios sobre Tabagismo com Gabarito - Enfermagem

Simulados, Provas e Questões - Exercícios sobre Tabagismo com Gabarito - Enfermagem. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

189 resolveram
37% acertos
Difícil
1 gabaritaram
8 ótimo
57 bom
100 regular
24 péssimo

O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte evitável em todo o mundo e, também, fator de risco para seis das oito principais causas de morte no mundo. Com base no Caderno 35 da Atenção Básica: Estratégia para o cuidado da pessoa com doença crônica, a recomendação para promoção e prevenção de doenças crônicas quanto ao tabagismo está correta em:
Ainda é um grande e grave problema de saúde pública o consumo do tabaco, que apresenta resultados estatísticos alarmantes. Pesquisas apontam que aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina, em nível mundial, fumam. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica o nome da instituição que criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
A maior causa de morte no Brasil se dá pelas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Um conjunto de ações nacionais compõe o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Acerca deste Programa e desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Um dos obstáculos para a cessação do tabagismo é o ganho de peso. Algumas dicas práticas podem ser passadas pelo profissional de saúde aos usuários como parar de fumar sem um ganho de peso importante. Entre elas destacam-se, EXCETO:
Fazem parte das diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) elaborado pelo Ministério da Saúde as seguintes ações, EXCETO:
De acordo com resultados do VIGITEL, 2010, pode-se afirmar, sobre a prevalência de fatores de risco e prevenção para as DCNT, EXCETO:
Dentre as estratégias de promoção da saúde do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo desenvolve três ações centrais:
Sobre o tabagismo, analise os itens.

I. Não é reconhecido como uma doença, mas uma “opção de estilo de vida”.
II. É uma dependência química à droga nicotina, um alcaloide contido nas folhas do tabaco, que causa dependência similar à de outras drogas, como álcool, cocaína ou heroína.
III. Ao tentar deixar de fumar, o paciente poderá ter sintomas da síndrome de abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, falta de concentração, tonturas, cefaleia e distúrbios do sono.
IV. Ainda não dispomos de métodos efetivos, para ajudar pessoas a deixar de fumar.

Está(ão) correto(s):
Elaborado pelo enfermeiro do Tribunal, o projeto de educação em saúde com enfoque no tabagismo, incluiu estratégias pedagógicas como: relato dos participantes em pequenos grupos sobre os efeitos do cigarro no organismo, reflexão crítica sobre os problemas e levantamento de ações para melhoria. Em seguida, os participantes compartilharam com os diferentes grupos as ações para minimizar o tabagismo na instituição. A metodologia utilizada pelo enfermeiro, que tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico levando o indivíduo ao empoderamento e transformação, é baseada na pedagogia
Em relação ao programa de prevenção, tratamento e controle do tabagismo, assinale a alternativa correta.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!