Exercícios sobre Drogas Ilícitas com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Drogas Ilícitas com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

85 resolveram
35% acertos
Difícil
1 gabaritaram
3 ótimo
21 bom
49 regular
12 péssimo

1Questão 59155. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Para o profissional de saúde, a finalidade principal das estratégias de redução de danos para usuários de álcool e outras drogas deve ser a

2Questão 59156. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas abaixo.

I Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.
II Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.
III Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.
IV Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.

Sobre a abordagem de redução de danos, estão corretas as afirmativas

3Questão 59157. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

O profissional de saúde deve esclarecer e orientar o usuário dependente de cocaína por inalação sobre os riscos, as doenças e os agravos decorrentes do uso dessa droga. Nesse contexto, de acordo com as estratégias para a redução de danos físicos e mentais em paciente que não consegue ou não manifesta vontade de cessar o consumo de cocaína, o profissional de enfermagem deverá recomendar — ou sugerir, conforme o caso — que o paciente

4Questão 59158. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Jovem de 25 anos chega à unidade de pronto-socorro com quadro de midríase, agitação, sudorese, boca seca, palidez, bradipneia. Tem histórico de abuso de drogas ilícitas. Nesse caso, as prováveis medicações indicadas seriam fenotiazínicos (por exemplo, amplictil) e neurolépticos (por exemplo, risperidona). Contudo, existe o risco de abstinência. Você, como técnico de enfermagem, deve ficar atento a sinais e sintomas de abstinência que incluem:

5Questão 59159. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Quanto a algumas das intervenções de enfermagem a fim de facilitar o reconhecimento de distúrbios relacionados ao uso de substâncias químicas, pode-se considerar CORRETAMENTE:

6Questão 59160. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Considere o trecho reproduzido a seguir, presente em um documento do Ministério da Saúde (2013).

“[...] pressupõe a centralidade no sujeito, considerando seus desejos e possibilidades, com uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva, pois se evita ditar ou impor, a partir da autoridade profissional, quais seriam as escolhas e atitudes ade quadas ou não a serem adotadas. Considerando especificamente a atenção aos problemas de álcool e outras drogas, a estratégia visa minimizar as consequências adversas criadas pelo consumo de drogas, tanto na saúde quanto na vida econômica e social dos usuários e seus familiares. Nessa perspectiva, postula intervenções singulares que podem envolver o uso protegido, a diminuição desse uso, a substituição por substâncias que causem menos problemas, e até a abstinência das drogas que criam problemas aos usuários .”

O referido documento propõe, como uma das ações, uma abordagem para lidar com os diversos agravos e condições de saúde, entre os quais o uso de drogas. Essa abordagem é conhecida como

7Questão 59161. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Sobre abstinência de substâncias, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Caracteriza-se por uma alteração física e comportamental, com prejuízo cognitivo e fisiológico.
II. Tem como condição essencial para seu desenvolvimento o consumo excessivo e constante da substancia.
III. O indivíduo sente necessidade premente de consumir a substância da qual é dependente, com o intuito de reduzir os sintomas pela sua falta.
IV. Representa uma síndrome reversível especifica a ingestão recente de determinada droga.

Estão corretas as afirmativas:

8Questão 59162. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Os fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas são características ou atributos de um indivíduo, grupo ou ambiente de convívio social, que contribuem para aumentar a probabilidade da ocorrência deste uso. Marque a seguir a opção em que NÃO consta um fator de risco de domínio individual

9Questão 59163. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Por ter se tornado um problema de saúde pública, o uso de drogas na adolescência requer atenção especializada e abordagem integral do adolescente, pois envolve lidar com suas diferentes questões e transformações, considerando, inclusive, o olhar deste sobre si mesmo e sobre o mundo. Neste sentido, destaca-se o papel do enfermeiro no desenvolvimento de ações que estejam direcionadas ao público juvenil. Dentro desta compreensão, pode-se tomar como correta a alternativa:

10Questão 59164. Enfermagem, Drogas Ilícitas, Ensino Médio

Os consultórios na rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários de drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. A respeito dessa modalidade de assistência, assinale a opção correta.