Simulado: Exercícios sobre Aleitamento Materno com Gabarito - Enfermagem

10 questões Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Aleitamento Materno com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

217 resolveram
47% acertos
Difícil
2 gabaritaram
20 ótimo
100 bom
82 regular
15 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59165. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação, a exemplo o ingurgitamento mamário. No ingurgitamento, há três componentes básicos: (1) congestão/aumento da vascularização da mama; (2) retenção de leite nos alvéolos; e (3) edema decorrente da congestão e obstrução da drenagem do sistema linfático. É uma medida que faz parte do manejo desse problema:

2Questão 59166. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Diante da temática do Aleitamento Materno, considere a definição a seguir.

... é um processo inflamatório de um ou mais segmentos da mama, geralmente unilateral, que pode progredir ou não para uma infecção bacteriana.

O processo inflamatório definido nesse trecho é

3Questão 59167. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Para responder à questão, considere o relato a seguir.

F.A., 34 anos, sexo feminino, compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional para realizar o exame médico de retorno à função devido ao término da licença maternidade, sendo considerada apta pelo médico. Durante a consulta de enfermagem, informou ao enfermeiro que, até o momento de reassumir seu trabalho, vinha praticando o aleitamento materno exclusivo, mostrando-se muito preocupada pelo fato de que o bebê, com quatro meses de idade, passaria a ficar em uma creche e a receber fórmula láctea, prescrita pelo pediatra, enquanto estivesse no trabalho. Para essa situação, utilizando a taxonomia NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como diagnóstico de enfermagem “Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva”.

O diagnóstico de enfermagem assinalado tem como característica definidora

4Questão 59168. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

O Método de Lactação e Amenorreia (LAM) é considerado efetivo de planejamento familiar nos seis primeiros meses pós-parto e está associado a taxas baixíssimas de gravidez (0,5 a 2%). Para garantir tal eficácia, é necessário que a mulher permaneça em amenorreia e que o aleitamento materno seja:

5Questão 59169. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Sobre a alimentação de crianças de 02 a 06 anos, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Esse período caracteriza-se pela diminuição no ritmo de crescimento e, por consequência, pela modificação das necessidades nutricionais e diminuição do apetite da criança.

PORQUE

II. O comportamento alimentar da criança, nessa fase, é imprevisível, variável e transitório, mas, se não for conduzido adequadamente, poderá se transformar em distúrbio alimentar e perdurar em fases posteriores.

Sobre as asserções, assinale a alternativa correta.

6Questão 59170. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Em relação aos 10 passos para alimentação saudável para menores de 02 anos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Dar somente leite materno até os 06 meses de idade, sem oferecer água, chá ou qualquer outro alimento.
( ) Após seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes) cinco vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e seis vezes ao dia, se estiver desmamada.
( ) Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
( ) Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

7Questão 59171. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Os profissionais de saúde devem disponibilizar o tempo que for necessário para dar apoio à mãe e ao seu bebê durante o início e a manutenção da amamentação. Em relação à técnica de amamentação, assinale a alternativa INCORRETA.

8Questão 59172. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

O aleitamento materno exclusivo é reconhecidamente um benefício para a saúde do binômio. Dentre as vantagens, inclui-se a utilização desse como um método comportamental de planejamento reprodutivo. Acerca dessa informação, marque a assertiva verdadeira.

9Questão 59173. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

Segundo o Ministério da Saúde, amamentar é muito mais do que nutrir a criança. Conhecer os aspectos relacionados à prática do aleitamento é fundamental, no quesito de colaborar para que o binômio possa vivenciar a amamentação de forma efetiva e tranquila. Nesse aspecto, assinale a opção correta quanto a contraindicação do aleitamento materno.

10Questão 59174. Enfermagem, Aleitamento Materno, Ensino Médio

O incentivo ao aleitamento materno tem-se tornado cada vez mais importante. A Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva para a criança até a idade de