Simulado: Exercícios sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis com Gabarito

10 questões Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

330 resolveram
45% acertos
Difícil
3 gabaritaram
23 ótimo
143 bom
136 regular
28 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59185. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST, não importando a idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST. Sendo assim, o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testa gem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, e redução de danos são um grupo de ações preventivas de extrema importância que se denomina:

2Questão 59186. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) podem se manifestar de várias formas. Por isso é importante que o corpo seja observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde e, quando indicado, avisar a parceria sexual. O corrimento, como um sinal de manifestação de infecção, pode se manifestar causando situações como as descritas a seguir, exceto:

3Questão 59187. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

O Ministério da Saúde divulgou novas informações em seu site oficial sobre o calendário anual de vacinação do ano vigente. A novidade é que, a partir da primeira quinzena de julho, a pasta vai solicitar às pessoas que viajarão ou retornarão da República Democrática do Congo e Angola que apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). A medida visa prevenir uma eventual epidemia de febre amarela.

Com base no texto, responda à questão.

O esquema básico da vacina HPV ocorre em duas doses, com 6 meses de intervalo entre elas, em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina HPV também está disponível para indivíduos imunodeprimidos (indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos) e indivíduo vivendo com HIV/Aids, que deverão receber o esquema de três doses (0, 2 e 6 meses) para ambos os sexos, nas faixas etárias:

4Questão 59188. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), pois:

5Questão 59189. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

A IST aparece, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outra parte do corpo, como por exemplo: palma das mãos, olhos, língua. São três as principais manifestações clínicas das IST. Sendo assim, qual alternativa não corresponde a uma dessas manifestações clínicas?

6Questão 59190. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo de doenças. Quanto às formas de transmissão do vírus HIV, assinale a alternativa incorreta.

7Questão 59191. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

Sobre a sífilis, verifique as assertivas e selecione a opção correta.

I. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano.
II. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.
III. Trata-se de uma doença conhecida há séculos; seu agente etiológico, descoberto em 1905, é o Treponema pallidum, subespécie pallidum.
IV. Sua transmissão se dá principalmente por contato sexual; contudo, pode ser transmitida verticalmente para o feto durante a gestação de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada.
V. A maioria das pessoas com sífilis são assintomáticas; quando apresentam sinais e sintomas, muitas vezes não os percebem ou valorizam, e podem, sem saber, transmitir a infecção às suas parcerias sexuais.
VI. O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença.

8Questão 59192. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos disponíveis para evitar uma gravidez indesejada e até mesmo doenças sexualmente transmissíveis (DST). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um método contraceptivo de barreira:

9Questão 59193. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

Considerando o contexto epidemiológico da sífilis e da sífilis congênita no Brasil, o Ministério da Saúde orienta que o diagnóstico laboratorial seja feito por técnicas variadas, dependentes da fase da infecção, assim como também o é o tratamento da doença. Por isso, é importante acompanhar a evolução da cura por meio de

10Questão 59194. Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ensino Médio

Sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, assinale a alternativa correta.