Simulado: Exercícios sobre Saúde Pública com Gabarito - Enfermagem

10 questões Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Saúde Pública com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

499 resolveram
35% acertos
Difícil
2 gabaritaram
15 ótimo
119 bom
292 regular
73 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59295. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

As Redes de Atenção à Saúde são a integração de ações e serviços de saúde, de diferentes tecnologias que buscam garantir a integralidade do cuidado por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão.

Sobre a Rede de Atenção à Saúde, assinale a alternativa correta

2Questão 59296. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

Na Atenção Primária à saúde, o processo de trabalho em unidades básicas exige profissionais comprometidos com os usuários.

São maneiras de agir no cuidado aos indivíduos, famílias e comunidades, nesse setor, exceto:

3Questão 59297. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

Nos serviços de saúde, muito se fala sobre a necessidade de promover a saúde das pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta uma medida de promoção da saúde.

4Questão 59298. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

Analise a seguinte descrição.

A Política Nacional de Atenção Básica definiu a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). A Atenção Básica, portanto, deve elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção da rede de atenção, atuando como o centro de comunicação e responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários.

A função descrita é a de

5Questão 59299. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

Com relação a Política Nacional de Segurança do Paciente, a equipe de Enfermagem vem realizando os “cinco certos” para administração de medicamentos. Em 2016 foi introduzido mais “dois certos”. Quanto as duas novas prerrogativas, assinale a alternativa correta.

6Questão 59300. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade. A PNAISC considera primeira infância o período de zero a

7Questão 59301. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

Tomando como base os ambientes de trabalho, assinale a alternativa que contém uma estratégia que tipicamente representa a proteção à saúde:

8Questão 59302. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

A política de saúde é frequentemente considerada em um sentido restrito, referindo-se a assuntos de cuidados médicos e à organização dos serviços de atenção à saúde. Entretanto, as políticas de saúde são influenciadas por uma ampla gama de decisões políticas e devem fornecer uma estrutura para ações de promoção à saúde.

São determinantes englobados por essas ações de promoção, exceto:

9Questão 59303. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

A publicação da Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, veio regulamentar, de forma detalhada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) instituída pelo Decreto nº 7.508/2011. Nela estão descritos os principais serviços e ações que oferecem atenção psicossocial no país para todas as pessoas com sofrimento ou transtornos mentais, incluindo aqueles decorrentes do uso prejudicial de drogas (Ministério da Justiça e Cidadania, 2017). Os componentes da RAPS, no território em nível de atenção básica são, entre outros:

10Questão 59304. Enfermagem, Saúde Pública, Ensino Médio

As práticas baseadas em evidências podem contribuir para a fundamentação de uma decisão clínica ou de saúde pública. A Saúde Baseada em Evidência deve contemplar além do conhecimento técnico, a experiência clínica e