Exercícios sobre Doenças Respiratórias com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios sobre Doenças Respiratórias com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Doenças Respiratórias, Médio

119 resolveram
41% média
Difícil
0 gabaritaram
3 Ótimo
53 Bom
56 Regular
7 Péssimo
Sobre a doença da membrana hialina (DMH), considere a alternativa INCORRETA:
“A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.”
Fonte: Ministério da Saúde. Asma: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2019.

Sobre a asma, assinale a assertiva INCORRETA. 
Na semana que se encerrou, um determinado município apresentou condições de umidade relativa do ar muito baixas, temperatura em declínio, associadas à concentração de poluentes devido ao elevado uso de veículos automotores no mesmo período. Essas são condições que favorecem o aumento imediato de
Conhecer o funcionamento normal do sistema respiratório é importante para a identificação das manifestações anormais e implementação do cuidado de enfermagem adequado a cada situação. Na função respiratória normal, segundo Craven e Hirnle (2006),
A aspiração de secreções das vias aéreas superiores e inferiores, por aplicação de sucção no trato respiratório, visa manter a permeabilidade das vias aéreas, promovendo a eficiente troca de oxigênio e prevenindo a infecção decorrente do acúmulo de secreção. Durante a aspiração nasal, oral e endotraqueal alguns aspectos devem ser respeitados; por exemplo, nunca se deve aspirar por um período superior a:
Em pacientes que apresentam quadro de tosse seca, dispneia e sibilo evidencia-se a ocorrência da seguinte doença:
Doença inflamatória crônica caracterizada por resposta aumentada das vias aéreas a alérgenos, por infecção virótica e acessos de grave dificuldade respiratória produzida por episódios de obstrução aguda e reversível dos bronquíolos, que pode levar à limitação permanente do fluxo aéreo. Trata-se da:
Infecção pulmonar, insuficiência cardíaca e enfisema são complicações da seguinte patologia:
Doença crônica irreversível, caracterizada por obstrução brônquica e distensão alveolar. Há perda da elasticidade dos pulmões, destruição alveolar e capilar por acúmulo de ar nos alvéolos. Essa patologia é:
O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou à poluição ocupacional, que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. Os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico dessa doença, porém, se possível, recomenda-se a confirmação através do(a):

Veja também...