Simulado: Exercícios sobre Doenças Renais com Gabarito - Enfermagem

11 questões Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

Responda as 11 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Doenças Renais com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

65 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
14 bom
33 regular
17 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59365. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

No procedimento de sondagem uretral existem algumas contra indicações. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sangramento no meato uretral.
II. Disúria.
III. Sangue na região escrotal.
IV. Oligúria.

2Questão 59366. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

Segundo Doenges (2015), na Taxonomia II: eliminação e troca, o diagnóstico de enfermagem definido como eliminação involuntária de urina associada a distensão excessiva da bexiga indica incontinência urinária:

3Questão 59367. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

Hipovolemia e hipotensão por períodos prolongados e obstrução dos rins ou das vias urinárias levam à instalação de um quadro de:

4Questão 59368. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

Para evitar as complicações oriundas da prostatectomia, o cuidado de enfermagem e sua respectiva justificativa devem ser:

5Questão 59369. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

Ao orientar um indivíduo com histórico de eliminação urinária de cálculos de oxalato, o enfermeiro deve enfatizar que para prevenir sua formação, torna-se importante

6Questão 59370. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

Sobre sintomas de infecção do trato urinário, assinale a alternativa INCORRETA.

7Questão 59371. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

A diálise peritoneal é um procedimento para a remoção de substâncias tóxicas e metabólicas normalmente excretadas pelos rins e para auxiliar a regularização de fluidos e balanço eletrolítico. O procedimento é realizado infundindo um fluido para diálise na cavidade peritoneal através de um cateter. Uma das modalidades da diálise peritoneal é a diálise peritoneal contínua e ambulatorial (CAPD) que é realizada diariamente, cerca de 4 a 5 vezes ao dia e de forma manual, pelo paciente e/ou familiar treinados. Em relação ao CAPD, analise as afirmativas abaixo.

I Antes de infundir a solução de diálise peritoneal, o enfermeiro deve observar a aparência da solução – deve ser turva, devido à alta concentração de glicose que varia entre 4,25% a 10%.
II A técnica de infusão de solução de diálise e de interrupção temporária da diálise não precisa ser asséptica, mas limpa, uma vez que é o paciente e/ou familiar quem realiza o CAPD de forma manual em seu domicílio.
III Dentre as complicações do CAPD estão a peritonite, a perda excessiva de líquidos por uso de uma solução de diálise concentrada (4,25%) e a retenção excessiva de líquido que pode ser por ingesta excessiva de sal ou de líquidos orais.
IV Quando o fluxo de saída do líquido for lento ou ausente, deve-se verificar se o equipo está dobrado. Pode-se também reposicionar o paciente de um lado a outro ou aplicar pressão manual sobre os aspectos laterais do abdome para ajudar a aumentar a drenagem.

Estão corretas as afirmativas 

8Questão 59372. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) pré-renal pode ser causada por diversas situações, dentre elas:

9Questão 59373. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

O uso de alguns tipos de drogas diuréticas podem ocasionar hipocalemia por perda renal. Para a correção do distúrbio primário, uma das recomendações é a

10Questão 59374. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

José, 55 anos, apresentou alterações eletrolíticas emergenciais, sendo informado pelo médico que seria necessário iniciar o procedimento de hemodiálise.

Nesse caso, o médico optou por um método dialítico intermitente, qual seja:

11Questão 59375. Enfermagem, Doenças Renais, Ensino Médio

O distúrbio primário caracterizado por proteinúria, edema mole (cacifo), hipoalbuminúria e hiperlipidemia, que tem como outros sintomas indisposição, cefaleia, irritabilidade e fadiga, é conhecido como