Exercícios Doenças Crônicas Não Transmissíveis com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios Doenças Crônicas Não Transmissíveis com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Médio

81 resolveram
49% média
Difícil
2 gabaritaram
18 Ótimo
24 Bom
35 Regular
4 Péssimo
As doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus se configuram como as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tendo sido responsáveis, em 2015, por 51,6% do total de óbitos na população de 30 a 69 anos no Brasil. As principais DCNT possuem quatro fatores de risco em comum, quais são?
O Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil aborda, os quatro principais grupos de DCNT, seus fatores de risco em comum modificáveis, além de definir as diretrizes e ações em três eixos. Um dos principais grupos de DCNT e um dos fatores de risco em comum modificável são, respectivamente,
Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.

I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.
III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

Está(ão) correto(s):
As doenças não transmissíveis, são conhecidas como crônico-degenerativas, são aquelas que surgem em função de desequilíbrios orgânicos. É exemplo de doença crônico-degenerativa:
A vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) exige estratégias específicas, integradas e complementares entre si. Em geral, no campo das DCNT"s, a morbidade e a mortalidade refletem risco acumulado durante toda a vida e tendem a mudar lentamente, a partir de intervenções específicas, pois os eventos abordados são doenças que apresentam longos períodos de indução e latência. As DCNT"s apresentam fatores de riscos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os determinantes da coluna II.

 Coluna I
1. Fatores de risco não modificáveis
2. Fatores de risco comportamentais
3. Fatores de risco intermediários

Coluna II
( ) tabagismo
( ) idade
( ) alimentação
( ) diabetes
( ) inatividade física

A sequência correta é:
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 tem como objetivo prevenir e controlar seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas. Das alternativas apresentadas a seguir, qual apresenta um fator de risco para as DCNT?
O sistema VIGITEL, implantado no Brasil em 2006, visa ao monitoramento dos fatores de risco e à proteção para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A relevância dessa pesquisa encontra-se nas seguintes afirmativas, EXCETO:
A respeito das DCNT, conforme as Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, pode-se afirmar, EXCETO que
A prevenção das doenças crônicas não transmissíveis engloba o combate aos fatores de risco.

Qual é o fator considerado de maior risco para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus?
De acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, dentre os fatores de risco mais importantes para a morbimortalidade relacionada às doenças crônicas não transmissíveis consideram-se