Exercícios sobre Doenças Gastrointestinais com Gabarito - Enfermagem

Responda as 11 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Doenças Gastrointestinais com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

11 questões Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

67 resolveram
44% acertos
Difícil
1 gabaritaram
4 ótimo
24 bom
26 regular
13 péssimo

1Questão 59386. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

O abdome é a região do tronco compreendida entre o diafragma, o músculo que o separa do tórax e a pelve. Para um exame sistematizado do abdome, utilizam-se técnicas instrumentais, obedecendo à sequência:

2Questão 59387. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

Na unidade de clínica médica, o paciente internado é submetido a exames clínicos, físicos e laboratoriais, processo durante o qual foi evidenciada uma doença inflamatória crônica que pode afetar qualquer parte do sistema digestório, em geral o intestino delgado e grosso. Trata-se da:

3Questão 59388. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

A gastrite é um distúrbio inflamatório da mucosa gástrica. Surge de forma súbita, podendo ser aguda, crônica ou mesmo evoluir para uma úlcera. As gastrites crônicas estão mais relacionadas com a presença da bactéria:

4Questão 59389. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

A dor visceral:

5Questão 59390. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos. A lactase é a responsável por decompor a lactose, um dissacarídeo, em unidades mais simples. É CORRETO afirmar que essa enzima é produzida no

6Questão 59391. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

De acordo com Brunner & Suddarth, 2016 a pancreatite aguda inclui desde um distúrbio discreto e autolimitado até uma doença grave e rapidamente fatal, que não responde a nenhum tratamento. Algumas das intervenções de enfermagem propostas para pacientes com esta condição estão listadas e corretamente justificadas abaixo, EXCETO:

7Questão 59392. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

Mais de 90% dos pacientes com cálculo na vesícula biliar apresentam inflamação aguda da vesícula. Essa afecção provoca dor, hipersensibilidade e rigidez da parte superior do abdome que, geralmente, é acompanhada de náuseas e vômitos. A cirurgia realizada para a retirada da vesícula biliar é a

8Questão 59393. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

O protozoário que fica aderido à mucosa intestinal do hospedeiro, é flagelado e existe sob as formas de cisto e trofozoítos, sendo o cisto a forma infectante encontrada no ambiente, denomina-se

9Questão 59394. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

Alguns pacientes com distúrbios gastrintestinais, metabólicos, entre outros, podem necessitar da chamada nutrição parenteral Assinale a alternativa que apresenta a correta definição desse tipo de nutrição.

10Questão 59395. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

Dentre os procedimentos para a avaliação diagnóstica da doença celíaca (DC), pode-se considerar CORRETAMENTE:

11Questão 59396. Enfermagem, Doenças Gastrointestinais, Ensino Médio

Chamamos de _____________ a eliminação de fezes escuras, resultantes de sangue desnaturado. ______________ é a coloração amarelada da pele e escleróticas. ______________ é a transferência passiva de conteúdo gástrico para o esôfago e boca. ______________ é a dificuldade para deglutir. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos parágrafos acima.