Exercícios sobre Doenças Hematológicas com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios sobre Doenças Hematológicas com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Doenças Hematológicas, Médio

19 resolveram
34% média
Difícil
0 gabaritaram
0 Ótimo
5 Bom
11 Regular
3 Péssimo
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Nº 511/2016, aprova a Norma Técnica que dispõe sobre a atuação de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em Hemoterapia. De acordo com essa norma, compete ao Enfermeiro atentar para os tempos de infusão para cada hemoconcentrado. Sobre o tempo de infusão, é correto afirmar:
A Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue por meio do processo de transfusão, no qual pode-se transfundir o sangue em sua composição integral ou um de seus componentes e derivados. O Ministério da Saúde (MS) fornece orientações para o uso de hemocomponentes (2015), e há uma norma técnica do Conselho Federal de Enfermagem (2016), que dispõe sobre a atuação de enfermeiros e técnicos de enfermagem em hemoterapia. Considerando as orientações do MS e as instruções constantes da referida norma técnica, analise as afirmativas abaixo.

I É importante diminuir a febre antes da transfusão, porque o surgimento de febre pode ser um sinal de hemólise ou de outro tipo de reação transfusional, mas não existe contraindicação absoluta à transfusão em pacientes com febre.
II Dentre as competências do técnico de enfermagem na hemotransfusão, está a aferição dos sinais vitais no pré, intra e pós-procedimento transfusional e o monitoramento rigoroso do gotejamento do sangue ou hemoderivado.
III O período de infusão máximo dos hemocomponentes é de 6 horas e, quando esse período for ultrapassado, a transfusão deve ser interrompida e a unidade descartada.
IV Os concentrados de hemácias e de plaquetas são os hemoderivados que exigem a utilização de equipo com filtro de 170µ a serem transfundidos, diferente do crioprecipitado e do plasma, que podem ser transfundidos por equipo sem filtro.

Estão corretas as afirmativas
A anemia faz parte das afecções hematopoiéticas, caracterizada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos. Ela pode se apresentar, também, como um distúrbio caracterizado por hipoplasia ou aplasia da medula óssea, o que resulta em pancitopenia. Nessa forma, é chamada anemia:
A anemia, cuja origem está ligada a suprimento inadequado de ferro na dieta, que ocasiona distúrbio do transporte de oxigênio pela produção inadequada de hemoglobina, é denominada:
Considerando-se as medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea (IPCS), recomenda-se:
A cianose é uma coloração azulada da pele ou de mucosas em razão de a hemoglobina transportar quantidades reduzidas de oxigênio.

Sobre a cianose, é correto afirmar:
A reação transfusional é toda e qualquer intercorrência que ocorra como consequência da transfusão sanguínea, durante ou após a administração desta. As reações agudas são as que acontecem em período menor que 24 horas após a transfusão. Entre as causas de reações transfusionais agudas, assinale a alternativa que apresenta exemplo de causa não imune.
Um candidato elegível a doação de sangue refere que foi vacinado contra influenza. Neste caso hipotético, a equipe de saúde deve orientá-lo que, após a vacinação, a pessoa ficará inapta temporariamente a doar sangue, por um período de
Um paciente com poiquilocitose possui
A transfusão de sangue e hemoderivados é um evento irreversível que acarreta benefícios e riscos potenciais ao receptor. Apesar da indicação precisa e da administração correta, reações às transfusões podem ocorrer. É reação transfusional imediata:

Veja também...