Simulado: Exercícios sobre HIV/AIDS com Gabarito - Enfermagem

10 questões Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre HIV/AIDS com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

68 resolveram
76% acertos
Fácil
7 gabaritaram
39 ótimo
25 bom
4 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59417. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item subsequente em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem. 

É necessário esclarecer, no aconselhamento pós-teste anti-HIV com resultado negativo, que pode ser uma ocorrência da “janela imunológica”, lembrando que este resultado não significa imunidade, e discutir estratégias de redução dos riscos e adoção de práticas seguras. 

2Questão 59418. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item subsequente em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem. 

As mulheres portadoras de HIV e seus recém-nascidos devem ser isolados das outras mulheres para evitar a contaminação da maternidade e do berçário. 

3Questão 59419. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Acerca da assistência de enfermagem em saúde coletiva, julgue o item subsequente.

O vírus HTLV é transmitido tal qual o HIV — por meio de fluidos corpóreos como o esperma, secreções vaginais, sangue, da gestante para o feto e da mãe para a criança —, o que justifica a importância epidemiológica daquele agente para o ramo da saúde coletiva.

4Questão 59420. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Além da transmissão sexual, a AIDS pode ser contraída por meio do sangue,do leite materno contaminado e transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto a qual é denominada de transmissão vertical.

5Questão 59421. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Além da transmissão sexual, aAIDS pode ser contraída por meio do sangue, do leite materno contaminado e transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto a qual é denominada de transmissão vertical.

6Questão 59422. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Com relação à transmissão de doenças durante a realização de tatuagem ou na implantação de piercings, julgue o item abaixo.

O intervalo entre a infecção e a detecção de anticorpos da AIDS por técnicas laboratoriais é denominado de janela imunológica.

7Questão 59423. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Com referência ao hospital dia, uma modalidade assistencial no âmbito do SUS, julgue os itens subsequentes.

No atendimento em regime de hospital dia aos pacientes com AIDS, são prestados cuidados de menor complexidade por equipe multiprofissional, diariamente, com carga horária máxima de seis horas diárias.

8Questão 59424. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da mulher.

O controle pré-concepcional no casal portador de HIV pressupõe a redução da carga viral circulante para níveis indetectáveis, de modo a permitir a amamentação no pós-parto.

9Questão 59425. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:

O enfermeiro tem como uma das metas no cuidado ao paciente com AIDS promover a integridade da pele através de medidas como instruir quanto à manutenção entre o repouso e mobilidade quando possível. Quando o paciente está imóvel, o enfermeiro deve mobilizá-lo a cada 6 horas (prevenção de úlcera por pressão). Uso de colchões com dispositivos de alternância de pressão deve ser empregado para evitar ruptura da pele.

10Questão 59426. Enfermagem, HIV AIDS, CESPE, Ensino Médio

Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:

As infecções oportunistas e respiração comprometida são problemas de enfermagem interdependentes. A prescrição de enfermagem para o cuidado do paciente com AIDS consiste em: monitorização da frequência do pulso, da pressão arterial, da temperatura e dos níveis de saturação de oxigênio; obtenção de amostras laboratoriais e monitoração dos resultados de exames; observação e orientação ao paciente/cuidador acerca dos sinais de infecção e a importância de relatá-los precocemente; monitoração da frequência e o padrão respiratório; realização da ausculta pulmonar.