← Mais simulados

Simulado: Exercícios sobre Tuberculose com Gabarito - Enfermagem

Simulados, Provas e Questões - Exercícios sobre Tuberculose com Gabarito - Enfermagem. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

312 resolveram
44% acertos
Difícil
1 gabaritaram
23 ótimo
126 bom
137 regular
26 péssimo
Compartilhe:

Em alguns municípios brasileiros, o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB, GeneXpert®) encontra-se disponível na rede pública de saúde. É possível apresentar o resultado desse teste, em aproximadamente, duas horas em ambiente laboratorial, sendo necessária somente uma amostra de escarro. No entanto, atualmente, esse exame está indicado, prioritariamente, para o diagnóstico de
Um servidor de determinado órgão público sentiu-se mal durante o trabalho e foi atendido no serviço de saúde da instituição. Durante o atendimento, diante do relato, dos sinais e sintomas apresentados, o médico suspeitou de tuberculose.

Nesse caso, sobre a notificação compulsória, assinale a afirmativa correta.
A tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública. No Brasil, anualmente ainda morrem 4,5 mil pessoas por tuberculose, doença curável e evitável. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares (BRASIL, 2011). Sobre a hospitalização da pessoa com tuberculose, é correto afirmar:
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose, doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois
A tuberculose pode apresentar-se nas formas pulmonar e extrapulmonar. Nas formas extrapulmonares, a mais grave, que ocorre quando o bacilo de Koch atinge o sistema nervoso central é a:
O tratamento diretamente observado (TDO) é um elemento-chave da estratégia de eliminação da tuberculose, visando ao fortalecimento da adesão do paciente ao tratamento e à prevenção do aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos. Entre as ações de cuidado a serem realizadas também pelo técnico de enfermagem, é preconizado que o TDO consista:
Para o controle da tuberculose pulmonar em instituições de saúde durante o cuidado da criança sintomática respiratória, o tipo de precaução contra a disseminação do bacilo e a conduta a ser tomada pelo profissional de saúde para precaução contra proliferação da doença, respectivamente, são:
Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de tuberculose pulmonar (TB) são as principais medidas para o controle da doença. Acerca deste assunto, é correto afirmar que:
A tuberculose (TB), doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente é, também, a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve passar ao paciente informações quanto a sua coleta, de forma clara e simples, orientando-o a:
A forma mais eficiente de combate à transmissão da hanseníase e da tuberculose, com vista ao controle, é:

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!