Exercícios sobre Doença de Chagas com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Doença de Chagas com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

100 resolveram
47% acertos
Difícil
3 gabaritaram
18 ótimo
35 bom
35 regular
12 péssimo

1Questão 59457. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Doença parasitária com curso clínico bifásico (fases aguda e crônica), podendo se manifestar sob várias formas, tendo como vetor o triatomíneos hematófagos que, dependendo da espécie, pode viver em meio silvestre, no peridominicílio ou no intradomicílio. Trata-se da:

2Questão 59458. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

A transmissão do Trypanosoma cruzi para o homem ocorre por meio de um vetor, os triatomíneos. Porém esses triatomíneos apenas transmitem o parasita se estiverem infectados, e isso acontece quando eles se alimentam sobre um dos numerosos hospedeiros. Ou seja, se os mamíferos de determinada área apresentarem altas taxas de infecção por T. cruzi, há probabilidade de o vetor se infectar e, portanto, infectar o próximo mamífero, incluindo o homem, com a

3Questão 59459. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

São doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho, de acordo com a Portaria/MS n.º 1.339/1999, EXCETO:

4Questão 59460. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Um homem de 40 anos sentindo-se bem vai até o hemonúcleo de sua cidade para doar sangue. Nos exames realizados, há detecção de doença de Chagas. Em entrevista, esse homem relata ter vivido sua infância em região endêmica. A respeito desse paciente, é correto afirmar que

5Questão 59461. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Qual a doença transmissível, cujo agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, e cujos sintomas crônicos aparecem na vida adulta?

6Questão 59462. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Analise, nas proposições abaixo, a relação entre a doença infecciosa e a coleta de dados feita durante consulta de enfermagem.

1) Doença de Chagas – a entrevista deve incluir na investigação o tipo de moradia da família, e o exame físico deve buscar identificar edema de pálpebra e sinais de insuficiência cardíaca.
2) Esquistossomose mansônica – a entrevista deve investigar o contato com água contaminada com caramujos, e o exame físico deve pesquisar sinais de hepatomegalia.
3) Leptospirose – a entrevista deve investigar o contato com água contaminada, e o exame físico deve buscar hiperemia e edema da conjuntiva (sufusão conjuntival).

Está(ão) correta(s):

7Questão 59463. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

O agente etiológico da doença de Chagas é:

8Questão 59464. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Muitas doenças no Brasil ainda apresentam um curso endêmico, necessitando, assim, de registros junto aos serviços de vigilâncias em saúde, porém, outras doenças, devido à baixa magnitude, não necessitam de tal registro. Entre as doenças elencadas a seguir, dispensa-se a necessidade de notificação de:

9Questão 59465. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Miocardite é uma inflamação da parede miocárdica, resultante de um processo infeccioso. Na América do Sul, e, especialmente, em algumas regiões do Brasil, a miocardite pode ser causada pelo protozoário

10Questão 59466. Enfermagem, Doença de Chagas, Ensino Médio

Uma vez que o diagnóstico direto é a principal forma de identificar parasitoses, é importante ao especialista saber diferenciar e identificar o agente etiológico visualizado. Considerando a observação de esfregaço sanguíneo ao microscópio apresentando organismo unicelular, com flagelo único, membrana ondulante e sem pseudópodes é correto afirmar que pode ser indicativo da parasitose denominada