Exercícios sobre Doença Meningocócica com Gabarito - Enfermagem

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios sobre Doença Meningocócica com Gabarito - Enfermagem). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Doença Meningocócica, Médio

53 resolveram
40% média
Difícil
0 gabaritaram
4 Ótimo
17 Bom
26 Regular
6 Péssimo
A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença:
Um paciente que está no período de transmissão da doença meningocócica por Neisseria meningitidis é internado. Para evitar que a doença se dissemine, o enfermeiro deve explicar que os profissionais de enfermagem, ao prestarem cuidados a este paciente, devem utilizar
Ao atender um paciente com suspeita de meningite, uma das ações do enfermeiro foi colocá-lo em posição dorsal, com os membros inferiores estendidos, e fazer a flexão da cabeça, observando se ele manteria os membros inferiores relaxados ou se ocorreria a flexão involuntária da perna.

Esse teste é denominado prova ou sinal de:
A Meningite é um processo inflamatório das meninges, isto é, das membranas que envolvem as estruturas anatômicas do sistema nervoso central. São sinais e sintomas específicos no diagnóstico da Meningite:
Uma criança do sexo feminino, 6 anos de idade, internada na Unidade de Pediatria, foi diagnosticada com Doença Meningocócica. O Enfermeiro responsável orientou a equipe para:
Em casos de meningite necessita-se de um isolamento do tipo:
Um paciente internado no âmbito hospitalar, com diagnóstico de Meningite Meningocócica, deve estar em:
Dentre as medidas de prevenção e controle da doença meningocócica, visando prevenir a ocorrência de casos secundários entre os contatos próximos de um caso suspeito, bem como prevenir casos desta doença em crianças menores de 1 ano, a quimioprofilaxia tem sido considerada uma medida eficaz. Nesta importante ação, o antibiótico de escolha preconizado é a:
A meningite pode ser causada por diversos microorganismos como vírus, fungos e bactérias. Além dos sinais e sintomas clássicos desta doença, a meningite do tipo meningocócica apresenta, algumas vezes, o seguinte sinal:
Quanto à conduta de isolamento a ser adotada pelo enfermeiro para um paciente sob suspeita de Meningite, assinale alternativa correta.

Veja também...