Simulado: Exercícios Acidentes com Animais Peçonhentos com Gabarito

10 questões Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios Acidentes com Animais Peçonhentos com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

274 resolveram
44% acertos
Difícil
4 gabaritaram
39 ótimo
87 bom
109 regular
39 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 59571. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Nos acidentes de trabalho decorrentes da inoculação de peçonha, envolvendo cobras como a jararaca e a urutu, uma complicação séria que pode ocorrer na região do membro afetado é a necrose de tecidos, agravada pelo uso de garrote. Essa complicação está relacionada principalmente com o veneno de ação:

2Questão 59572. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Uma criança de quatro anos de idade é trazida à Unidade Básica de Saúde após ter sofrido uma picada de escorpião no tornozelo direito. Queixa-se de dor local de grande intensidade. Nessa situação, o tratamento indicado é de analgesia local ou sistêmica, indicada por médico. Cabe à enfermagem a observação do paciente, devendo estar atenta ao aparecimento de sintomas de manifestações sistêmicas do envenenamento como

3Questão 59573. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

No atendimento à vítima de acidente ofídico, é correto:

4Questão 59574. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Em uma caminhada pela mata, João foi picado por uma cobra na perna direita. Logo ele começou a apresentar sonolência, pálpebras caídas e visão dupla, vindo a sofrer, depois disso, uma parada respiratória. Sabendo que a ação de socorro é encaminhá-lo imediatamente a uma unidade hospitalar e tentar identificar o tipo da cobra, e tendo o conhecimento que cada peçonha produz uma ação distinta no organismo e que os sintomas de João são características de uma neurotoxina, assinale a opção correta quanto ao tipo de serpente que causa esse acidente ofídico.

5Questão 59575. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Analise as afirmativas abaixo em relação aos animais peçonhentos:

1. Animal peçonhento é aquele que possui glândula produtora de veneno, mas não possui aparelho inoculador para injetá-lo.
2. Os sinais e sintomas do envenenamento variam de acordo com a espécie que causou o acidente, a quantidade de veneno inoculado, peso e idade da vítima, as condições de nutrição e o atendimento recebido.
3. Mordidas de cobras não peçonhentas não são consideradas sérias e geralmente são tratadas como ferimentos leves.
4. As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos registrados no país (cerca de 90%), pois são espécies agressivas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

6Questão 59576. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Os acidentes causados por animais peçonhentos são considerados graves.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) O veneno do escorpião preto e amarelo tem ação neurotóxica. A dor no local da picada pode ser aliviada com compressas mornas e analgésicos.
( ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. A lesão é endurecida e escura, podendo evoluir para ferida com gangrena e necrose.
( ) O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal.
( ) O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

7Questão 59577. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Homem de 54 anos deu entrada no Pronto-Socorro, com história de picada por serpente em região maleolar de pé direito há um dia, apresentando dor e edema endurado até a altura do joelho do membro afetado, infartamento ganglionar em região inguinal direita e diurese hematúrica. Após avaliação do paciente, este recebeu o diagnóstico de picada por jajaraca, sendo-lhe indicado administração de soro

8Questão 59578. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Sobre os acidentes por animais peçonhentos, analise as afirmativas. 

I. O escorpionismo deve sempre ser considerado um agravo que necessita de atendimento imediato, pois o início das manifestações clínicas é precoce.
II. É uma medida que deve ser instituída no acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca): manter o membro picado elevado e estendido para alívio da dor e pressão sobre o compartimento.
III. Nos acidentes por abelhas, devem-se remover os ferrões da pele através de raspagem com lâmina, não sendo recomendada a remoção com pinça, pois pode comprimir a glândula ligada ao ferrão e inocular mais veneno no paciente. 

Está(ão) correto(s):

9Questão 59579. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Em caso de acidente ofídico, são medidas de primeiros socorros (primeiro atendimento) que devem ser tomadas, exceto

10Questão 59580. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Ensino Superior

Os acidentes por serpentes de importância médica no Brasil são divididos em quatro tipos. Assinale a alternativa que apresenta a serpente responsável pelo acidente Elapídico.